Mais
×

Como fazer uma criança parar de dormir no chão e dormir na cama

Atualizado em 11 abril, 2017

Entre as dificuldades enfrentadas pelos pais, poucas recebem mais atenção do que ajudar seus filhos a dormir mais e melhor. Se você está tentando ensinar seu filho a dormir durante a noite, ir dormir sem chorar ou sair de sua cama, isso pode significar muitas noites sem dormir para toda a família. A tarefa só se torna mais difícil com a idade, quando as crianças são capazes de deixar suas camas por conta própria. Se o seu bebê está dormindo no chão, em vez de sua própria cama, você pode seguir uma série de pequenos passos para resolver o problema e restaurar o sono e a felicidade de sua família.

Instruções

As crianças podem aprender a dormir em suas próprias camas com um pequeno encorajamento (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Como lidar?

  1. Faça da cama um lugar convidativo para o seu filho. Deixe seu filho escolher seus lençóis e bichos de pelúcia e coloque os livros de fotos preferidos na cama também.

  2. Pratique os rituais de deitar na cama, mesmo que seu filho saia e volte para o chão quando estiver pronto para dormir. Leia um livro com seu filho na cama, cante canções de ninar e tente brincar de esconde-esconde embaixo das cobertas.

  3. Proceda de forma gradual. Deixe o seu filho continuar a dormir no chão no início, mas leve-o cada vez para mais perto da cama. Uma vez que ele chegar a cama, comece ficar com seu bebê na cama por períodos de tempo mais longos. Comece com cinco minutos, antes de permitir que ele se desloque para o chão, em seguida, dez e assim por diante.

  4. Tente ritmar os esforços da hora de dormir com os ritmos naturais do relógio interno do seu bebê. Vá para a cama entre 18:00 e 20:00, e todas as lutas antes de dormir vão ser um pouco mais fáceis.

  5. Mantenha a criança muito ativa durante o dia, para que ela esteja suficientemente cansada na hora de dormir. Isso também minimiza os problemas na hora de dormir.

  6. Apresente um objeto de conforto para ajudar a transição para a cama. Use um bicho de pelúcia preferido ou um cobertor e coloque-o na cama. Permita que seu filho diga boa noite ao objeto, mas não deixe que o seu filho leve-o para o chão. Diga ao seu filho que o animal ou cobertor está esperando por ele para se juntar a ele na cama, quando ele estiver pronto.

  7. Escolha um bom momento para tentar a transição do chão para a cama. Não introduza alterações adicionais na vida de seu filho se outros eventos perturbadores estão ocorrendo, como um novo irmão, uma mudança ou uma nova escola.

  8. Elogie seu filho regularmente durante o processo de aproximação da cama. O incentivo é mais eficaz com crianças do que a punição. Considere recompensas tangíveis no dia seguinte, como uma sobremesa especial ou um adesivo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article