Mais
×

Como fazer com que uma criança pare de arrancar as cascas de um machucado

Atualizado em 20 julho, 2017

As cascas de machucados são uma parte muito importante do processo de cicatrização. Elas protegem a pele lesionada até que uma nova pela se forme. Uma criança pode sentir uma compulsão por arrancar essas cascas, talvez porque ela coça ou para liberar uma ansiedade reprimida. Se o seu filho arrancar as cascas, é importante fazer com que ele pare com esse hábito para prevenir infecções. É possível que você tente vários métodos diferentes antes de conter a vontade do seu filho de arrancar as casquinhas.

Instruções

A casca do machucado ajuda a protegê-lo até que ele esteja cicatrizado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Faça com que o corte ou arranhão de seu filho cicatrize mais rapidamente. Lave o ferimento cuidadosamente com água e sabão todos os dias até que esteja cicatrizado. Enxágue e aplique uma pomada antibiótica. Aplique um hidratante com vitamina E para evitar que a casca coce e cubra a casca levemente com um curativo adesivo. Não o deixe muito apertado, pois ele pode impedir que o ar chegue à casca e, assim, retardar o processo de cicatrização.

  2. Converse com seu filho sobre a importância de não mexer na casca. Fale sobre o processo de cicatrização em uma linguagem apropriada para a idade da criança. Explique que a casca protege a pele enquanto ela cicatriza e que é importante deixá-la em seu devido lugar. Fale para ele que arrancar a casquinha pode deixar uma cicatriz.

  3. Distraia seu filho quando ele tentar arrancar a casca. Se ele for mais novo, tente uma nova brincadeira ou brinquedo para mantê-lo entretido e ajudá-lo a esquecer do machucado. Fique de olho em seu filho durante o dia para se certificar de que ele não esteja retirando a casca.

  4. Use reforços positivos. Crie um quadro para cada dia e coloque um adesivo nos dias que a criança não mexer no machucado. Dê à criança um prêmio para certo número de adesivos. Se seu filho for mais novo, dê a ele um adesivo de manhã, à tarde e à noite por não mexer na casca e triplique a quantidade de adesivos que ele precisa ter para receber um prêmio.

  5. Fale com seu médico se seu filho arrancar as cascas constantemente, pois isso pode ser um sinal de ansiedade. Dê ao seu filho outras alternativas para controlar a ansiedade, como falar sobre suas preocupações, brincar com um animal ou desenhar. Converse com um médico sobre tratamentos que seu filho poderia receber se ele sofrer de ansiedade ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Dicas

  • Um curativo adesivo colorido ou com figuras do desenho animado preferido do seu filho pode impedir que ele o retire e arranque as cascas.

Aviso

  • Não imponha uma regra sobre arrancar as cascas. Você não será capaz de reforçar essa regra a todo momento, e seu filho pode achar que não faz mal quebrar as regras quando você não estiver olhando.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article