Como as crianças se beneficiam do contato com a natureza?

Escrito por julie christensen | Traduzido por lara scheffer
Como as crianças se beneficiam do contato com a natureza?
Brincar na rua reduz o estresse das crianças e dos animais de estimação (Getty Images)

As crianças passam menos tempo na rua do que passavam 20 anos atrás. Ainda assim, sua necessidade natural de ter contato com a natureza não mudou. Passe mais tempo em ambientes externos com sua família e seu corpo, mente e espírito serão mais saudáveis. Se você for do tipo aventureiro, leve seus filhos para pescar ou acampar. Para aqueles que têm uma exposição limitada à natureza, participar de um clube de escotismo ou uma associação de jovens é um bom ponto de partida. Não importa a atividade, toda a sua família terá benefícios incríveis.

Hábitos saudáveis, corpos saudáveis

O aumento mórbido do peso e do tempo em que as crianças passam na frente da TV e do computador não são apenas uma tendência nacional. Nos EUA, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, as taxas de obesidade infantil dobraram entre 1980 e 2010 enquanto o consumo de mídia das crianças chegou a uma média de seis horas por dia. Ajude seus filhos a fugir dessa estatística promovendo um estilo de vida saudável e ativo. Procure por maneiras simples e lógicas de sair mais todos os dias. Passeie com o cachorro, caminhe para a escola e saia depois da aula para brincar ou andar de bicicleta. Separe um tempo para projetos feitos em ambientes externos também. Cultive um jardim com a família e varra as folhas caídas. Peça que as crianças ajudem a limpar a calçada. Não só elas estarão construindo corpos saudáveis, mas estarão desenvolvendo uma forte ética de trabalho — não é permitido reclamar.

Cérebro

Passar um tempo em contato com a natureza não traz apenas benefícios físicos ao corpo, pode até mesmo melhorar o foco e a capacidade cognitiva. Crianças que participam de programas de educação natural apresentam um melhor desempenho em provas. Experiências regulares na natureza podem reduzir os sintomas de TDAH, segundo um estudo de 2004 publicado no periódico "American Journal of Public Health". Deixe as brincadeiras mais zen escolhendo algumas atividades de desafiem especificamente a mente e o corpo. Você não precisa escalar rochas ou voar de asa delta. Mesmo uma trilha moderada ou uma caminhada em um parque urbano pode melhorar o foco e as habilidades de resolução de problemas. Brinque em pedras, solte pipas ou brinque de caça ao tesouro para testar sua cachola ao mesmo tempo em que promove a saúde física.

A calma da natureza

Passar mais tempo em ambientes externos pode lhe trazer mais paz em casa. Acontece que oportunidades regulares para brincadeiras não estruturadas em ambientes abertos podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão em crianças, segundo um estudo de 2007 realizado pela Academia Americana de Pediatria, e pode fortalecer os sentimentos de generosidade e cooperação. E o que ajuda as crianças provavelmente vai ajudá-lo também. Provavelmente, estar em contato com a natureza pode acalmar o "animal selvagem" mesmo nas maiores crianças — os pais. Atividades externas nem sempre precisam ser atividades físicas e cansativas. Faça uma caminhada tranquila com seu filho antes de ir dormir. Brinque com pedras ou corra despedaçando folhas secas. Encoraje seu filho a perceber o mundo natural. Mostre as mudanças das estações ou o movimento da lua e das estrelas. Observe o nascer e o pôr do sol. Esteja sempre de olhos abertos para os sinais da natureza — morcegos voando ao anoitecer, pegadas de animais ao longo do leito de um córrego ou uma teia de aranha reluzindo com o sol da manhã.

Caia na real

Se quisermos que as crianças realmente se interessem por cuidar de nosso planeta no futuro, elas precisam ter oportunidades reais de interagir com a natureza de maneiras significativas e autênticas. Não importa se você vive em um apartamento urbano ou tem uma casa com um jardim cercado, procure por oportunidades regulares de apreciar a natureza. Caminhe na chuva ou construa um castelo de areia na praia. Use materiais naturais para fazer guirlandas, bonecas ou enfeites para as festas de fim de ano. Faça um alimentador de pássaros ou monte uma banheira de pássaros para atrair os animais para seu jardim. Até mesmo os momentos mais simples ajudam a melhorar a consciência e a apreciação pelo mundo natural.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível