Para crianças: Faça cobertores e mantas sem ter que costurar!

Escrito por joanne thomas | Traduzido por elen guimaraes
Para crianças: Faça cobertores e mantas sem ter que costurar!
A textura espessa, difusa de tecido de lã se torna ideal para cobertores e lenços. (blanket image by Alex White from Fotolia.com)

Cobertores de fleece, tecido macio e quentinho, são ideais para projetos artesanais que não precisam de costura, justamente porque ao serem cortados não ficam esfiapados. Também são adequados para projetos de crianças porque estão disponíveis em grande variedade de cores fortes e modelos estampados. Se as crianças são crescidas o suficiente para segurar uma tesoura sem se ferir, alguns desses projetos são realizáveis com pequenas instruções; já se as crianças forem novas demais será necessário auxílio de um adulto.

Manta bordada

O fleece resulta em uma excelente manta porque é macio e quente. Uma coberta bordada, feita de quadrados do tecido e com franjas nas bordas, é de fácil confecção para crianças de todas as idades. As mais velhas podem completar a tarefa inteira sem ajuda. Use a quantidade de cores e modelos que você quiser. De maneira simples, corte dois quadrados do fleece do mesmo tamanho para criar as franjas laterais. Para montar a manta, una as franjas umas nas outras ao longo das arestas adjacentes. Você pode preferir trabalhar metodicamente, criando filas de quadrados, juntando-as ou então começar com um quadrado central e adicionar novos quadrados ao redor. Se as crianças começarem a ficar cansadas do design, elas podem simplesmente desfazer os nós e refazer a manta.

Poncho feito pelas crianças

As crianças gostarão de fazer um poncho de fleece sem costura, para vestirem como uma manta quente. Uma tesoura afiada é ideal para cortar o tecido neste projeto, porém ela não é essencial, de modo que tesouras regulares funcionarão bem. Comece tirando algumas medidas: peça a criança para ficar parada de braços abertos na horizontal e meça de pulso a pulso; isso é a circunferência externa do circulo que você cortará. Depois, meça as circunferências da criança; na cabeça adicione 10 ou 12 cm, isso é a circunferência do buraco que será aberto no centro do poncho. Há diversas maneiras de desenhar os contornos dos dois círculos (interno e externo), ou você pode deixar que as crianças sugiram o que elas acham melhor. Um jeito é cortar uma fita comprida, amarrar uma ponta em torno de um lápis e um marcador de tecido ao redor da outra e utilizar esta fita como um compasso, segurando o lápis no lugar no centro. Corte em torno da borda exterior, corte o buraco do pescoço e experimente. Se a abertura for muito pequena, corte apenas uma margem a mais do tecido.

Cachecol

Um simples cachecol de fleece sem costura pode surgir de um retângulo longo do tecido com franjas na ponta. A ideia básica, no entanto, pode ser interpretada em uma variedade de modelos, utilizando todos os tipos de técnicas de embelezamento. Deixe a criança determinar as medidas do seu cachecol, desenhando uma ideia ou modelo no papel primeiro, então transfira esse projeto para o tecido. Assim, ele se único. Simples variações incluem customizar a altura e largura da franja, pregando ou amarrando-a, aplicando com ferro de passar os pedaços de franja ou outro detalhe (com supervisão de um adulto), usar tinta de tecido para decorar o cachecol e cortar as sobras de tecido, arredondando os cantos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível