Mais
×

Como criar um acabamento desgastado em móveis

Atualizado em 17 abril, 2017

Um revestimento desgastado pode dar a praticamente qualquer peça de mobiliário uma aparência antiga. Este é um método onde se remove aleatoriamente a pintura de algumas áreas do móvel para fazê-lo parecer como se tivesse resistido ao longo do tempo. A aplicação manual deste acabamento é a maneira de fazer sua peça parecer rústica e envelhecida, mesmo se ela for nova. Com alguns materiais, você pode criar esse efeito em qualquer mobiliário de sua casa dentro de algumas horas.

Instruções

Um revestimento desgastado fará qualquer peça de mobiliário se parecer com uma antiguidade (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Coloque o pano no chão de sua área de trabalho, sob os móveis que deseja pintar. Escolha uma área que seja bem ventilada. Verifique se o seu mobiliário está limpo e pronto para ser pintado. Pinte sua peça na cor desejada na direção dos veios da madeira. Deixe a tinta secar por pelo menos 24 horas.

  2. Aplique uma fina camada de cera em pasta no móvel com um pano limpo. Aplique a cera uniformemente sobre toda a peça ou apenas nas áreas que você pretende "envelhecer". Remova qualquer excesso de produto com o pano. Deixe secar por pelo menos uma hora antes de continuar.

  3. Aplique no móvel o esmalte de madeira em qualquer cor de sua escolha com um pincel de poliéster de 5 cm. Pinte na direção dos veios da madeira, da mesma maneira que você aplicou a pintura lisa. Deixe o esmalte secar completamente durante a noite, mas não deixe passar mais de 24 horas antes de completar o revestimento envelhecido.

  4. Lixe o móvel levemente em áreas aleatórias para remover partes do esmalte. Isso permitirá que a cor sob ele se mostre através das áreas lixadas e produza uma aparência desgastada. Lixe mais firme em áreas que seriam mais propícias ao desgaste, tais como cantos e alças.

  5. Remova o pó solto do móvel com um pano limpo. Continue a lixar a superfície em áreas aleatórias. Suavemente lixe ao longo das extremidades das pernas da peça para melhorar a aparência. Esfregue com lixa grossa em algumas áreas e com lixa fina em outras áreas para uma aparência de desgaste mais natural.

  6. Arraste uma escova de arame em toda a superfície para desgastar a madeira ainda mais. Concentre-se em áreas que naturalmente perdem pintura através do envelhecimento. Dê algumas batidas leves com um martelo em partes aleatórias do móvel para adicionar pequenos abalos, se você deseja fazer a peça parecer ainda mais envelhecida. Retire todo o pó solto e cubra todo o móvel com um verniz transparente para protegê-lo. Aguarde 24 horas para que o verniz seque.

Dicas

  • Experimente utilizar várias ferramentas para adicionar marcas de desgaste, como uma lixa de madeira, um martelo, pregos ou uma meia cheia de porcas e parafusos.

Aviso

  • Não desgaste o móvel além do que o envelhecimento normal faria. Deixe que ele pareça natural, sem acrescentar muito dano.

O que você precisa

  • Pano
  • Tinta de base
  • 2 pincéis de poliéster de 5 cm
  • Esmalte para madeira
  • 2 panos limpos
  • Cera em pasta
  • Lixas grossa e fina
  • Martelo (opcional)
  • Escova de aço (opcional)
  • Verniz transparente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article