Como criar e usar analogias em atividades de Ciências

Escrito por jeffrey poirrier | Traduzido por lucas schiavo
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Como criar e usar analogias em atividades de Ciências
Analogias podem ajudar os estudantes a entender Ciências (science image by martin schmid from Fotolia.com)

Uma analogia pode ser usada como ferramenta de explicação entre duas coisas com características similares das quais se possa fazer uma comparação. São ferramentas educativas úteis para explicar um conceito utilizando, por contraste, as experiências anteriores de cada um. Elas desempenham papéis importantes nas descobertas científicas, percepções, literatura e educação. No entanto, analogias têm limites quando se trata de sua relevância e de como poderão ser implementadas no ambiente escolar.

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Identifique a experiência dos estudantes

Adaptar analogias às experiências particulares dos estudantes maximiza o seu poder explanatório, sendo significativas apenas quando os estudantes têm um conhecimento anterior relevante. Por exemplo, o professor de Ciências do ensino fundamental de um lugar com clima frio poderá pedir aos estudantes que visualizem a rotação da Terra, comparando-a com um patinador de gelo girando. Do mesmo modo, um professor vivendo em um clima quente poderá fazer a mesma analogia com um alguém que anda de patins, já que crianças que vivem em climas quentes têm mais experiencia com patins do que com a patinação no gelo.

Representação visual

Em muitas vezes, apresentar exemplos visuais antes de tentar uma analogia ajuda — por isso, forneça analogias visuais com objetos da sala de aula. Por exemplo, solte uma moeda em um cilindro cheio de água para representar visualmente as mudanças esporádicas na trajetória de um satélite caindo na Terra. Representações visuais fazem com que as analogias sejam mais fáceis de ser entendidas e também torna mais fácil aos estudantes lembrá-las e aplica-las a outros objetos.

Explicações e respostas

Explique calmamente cada conceito e ideia e examine criticamente as similaridades e diferenças, e responda às questões com evidências concretas, mas não se afaste muito do currículo escolar. Pergunte aos estudantes o que pensam sobre o assunto e os encoraje a fazer perguntas sobre o assunto em questão.

Responda qualquer pergunta que tenham e termine de apresentar a analogia antes de mudar o tópico. Se eles ainda estiverem confusos, tente outra analogia, usando (se possível) um representação visual.

Outras considerações

Antes da aula, imagine a representação visual de uma analogia da perspectiva de um estudante. Se ela não for divertida e, ao mesmo tempo, interessante, provavelmente não o será também para o estudante. Faça as mudanças apropriadas.

Tenha os itens preparados antecipadamente quando for fazer uma representação visual.

Peça a outros professores de Ciências familiarizados com o currículo que lhe ajudem com analogias.

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