Como criar um aquário em Flash

Escrito por ehow contributor | Traduzido por carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um aquário em Flash
Como criar um aquário em Flash (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Protetores de tela de aquário foram moda nos anos noventa (assim como as torradeiras voadoras). Ter peixes nadando em seu desktop é uma ótima maneira de relaxar durante um dia duro de trabalho. Infelizmente, muitos desses protetores de tela não funcionam nos sistemas atuais. Se você tem saudades de um aquário em seu computador, por que não fazer um usando o Flash?

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Construa os elementos de seu aquário. Você pode usar as ferramentas de desenho do Flash ou importar imagens de outro programa gráfico. Você precisará de uma imagem de água, uma bolha, cascalho para o fundo do aquário, objetos decorativos, tais como navios afundados ou baús de tesouro e, obviamente, de peixes.

    Como criar um aquário em Flash
    Construa os elementos de seu aquário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Monte cada elemento em camadas separadas na linha de tempo. O cascalho deve ficar na camada de fundo, o conteúdo do aquário nas camadas imediatamente acima e a água no topo. Misture os peixes em camadas acima e abaixo dos objetos de decoração - para criar a sensação de dimensão e profundidade. Use o comando distorcer para dar a impressão de que o cascalho está se distanciando em direção ao fundo do aquário.

    Como criar um aquário em Flash
    Monte cada elemento em camadas separadas na linha de tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. 3

    Converta os peixes, a bolha e a água em símbolos. Defina as propriedades do símbolo para "Clipe de Filme". Selecione o símbolo da água e defina o alfa (em "Cor" na paleta Propriedades) em 50 por cento. Agora você será capaz de ver os outros objetos como se eles estivessem debaixo d'água.

    Como criar um aquário em Flash
    Converta os peixes, a bolha e a água em símbolos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Anime seus peixes. Dê um clique duplo no símbolo do peixe para abrir a linha de tempo do clipe e adicione um quadro principal (F6) mais abaixo na linha de tempo (pelo menos 24 quadros. Mas você pode variar as animações, estendendo alguns peixes para o Quadro 36 e outros para o Quadro 60). Clique na linha de tempo e escolha "Criar Interpolação de Movimento" a partir do menu Inserir dos comandos da linha de tempo. Mova os peixes para fora em apenas um lado do cenário e do outro lado no último quadro.

    Como criar um aquário em Flash
    Anime seus peixes (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Anime sua bolha. Abra o clipe e mova a bolha do fundo para o topo do cenário (faça cópias do clipe na biblioteca e varie o número de quadros que movem a bolha do fundo para o topo). Adicione cópias do clipe ao cenário em locais diferentes e varie a opacidade da bolha.

    Como criar um aquário em Flash
    Anime sua bolha (Comstock/Comstock/Getty Images)
  6. 6

    Teste a reprodução do filme (segure as chaves "Comando/Controle" e "Retorno"). O clipe passará mesmo que seu filme principal tenha apenas um quadro. Quando estiver satisfeito, exporte seu filme como um arquivo SWF para rodar na web ou em Flash Player.

    Como criar um aquário em Flash
    Teste a reprodução do filme (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Se você tem o Flash CS3 ou o Flash 8 Professional, configure os modos de combinação da água e da bolha como "Luz Direta" para criar um efeito ainda mais realista. Acrescente trajetórias de movimento para tornar seu peixe ainda mais real. Uma trajetória de movimento é um curso em uma camada acima do caractere no clipe que controla a direção do movimento. Verifique os arquivos de Ajuda do Flash se você não tem certeza de como fazer isso.
  • Crie ainda mais variedade acrescentando quadros vazios, de diferentes durações, no início e no fim dos clipes do peixe e da bolha. Isso fará com que eles apareçam e desapareçam com frequências aleatórias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível