Como criar um arquivo de karaokê no PowerPoint

Escrito por kevin lee | Traduzido por clara hamasaki
Como criar um arquivo de karaokê no PowerPoint
Transforme o seu computador em uma máquina de karaokê com o PowerPoint (Baton72/iStock/Getty Images)

Sucessos imbatíveis em restaurantes, festas e casamentos, as máquinas de karaokê transformam pessoas comuns em estrelas do canto, mesmo que elas não saibam como segurar uma nota. A mágica dessas máquinas é o fato de exibirem palavras sincronizadas com as letras da música enquanto o som toca. O artista lê a letra na tela, enquanto a música toca, e canta. Caso não tenha uma máquina de karaokê, é possível recriar essa experiência de tirar o fôlego com o Microsoft PowerPoint 2013. Para fazer isso, basta criar slides com a letra da música e sincronizá-los com o som.

Instruções

    Adicione a letra

  1. 1

    Abra o PowerPoint e um slide aparecerá. Ele contém uma seção "Clique para adicionar um título" e outra "Clique para adicionar texto". Digite o nome da música na seção do título e pressione "Ctrl" e "M" juntos para adicionar um segundo slide à apresentação.

  2. 2

    Digite a primeira linha da música. Por exemplo, se a música for "Bate o sino pequenino", a primeira linha seria:

    "Bate o sino pequenino, sino de Belém"

  3. 3

    Repita esse processo até que a letra inteira da música esteja em slides. Após terminar, haverá representações em miniaturas de todos os slides no painel de miniaturas na interface do usuário, ao lado esquerdo da tela.

  4. 4

    Aperte "F5" para ver a apresentação. O primeiro slide, que contém o título da música, aparecerá. Clique com o mouse para avançar para o próximo slide, que contém a primeira linha da letra. Nesse momento, o karaokê está quase completo, pois falta apenas adicionar a música e sincronizá-la com os slides.

    Adicione a música

  1. 1

    Clique no primeiro slide no painel de miniaturas para visualizá-lo. Clique em "Inserir", "Áudio" e "Áudio em meu PC" para abrir a janela "Inserir áudio".

  2. 2

    Navegue até a pasta que contém a música e clique duas vezes nela para abrí-la. O PowerPoint adiciona um ícone de um alto-falante e um pequeno reprodutor de áudio ao slide. Clique no botão de "Executar" para ouvir a música. Caso queira parar o som, clique no botão "Pausar".

  3. 3

    Clique no ícone do alto-falante, em "Estilo" e "Executar em segundo plano". Esse é um passo importante, pois faz com que a música continue tocando enquanto a apresentação é executada.

  4. 4

    Clique em "Apresentação de slides" e em "Testar intervalos". O PowerPoint entrará em modo de pré-visualização e adicionará um pequeno reprodutor de áudio à tela. A música também começará a tocar quando o primeiro slide, com o título, for visualizado.

  5. 5

    Escute a música e clique no primeiro slide com a letra quando chegar no momento da primeira linha. Ao clicar nesse slide, o PowerPoint o exibe. Continue escutando e clicando nos slides de acordo com o momento certo. Repita esse processo até a música terminar.

  6. 6

    Aperte "Esc" e o PowerPoint exibe uma janela de mensagem que mostra o tempo de duração da sua apresentação. Ele também precisa que os tempos dos slides sejam salvos. Clique em "Sim" para fechar a janela e retornar à interface principal do usuário.

  7. 7

    Aperte "F5" para visualizar a sua apresentação. A música começa a tocar e os slides avançam automaticamente, sincronizados com o som. Isso acontece pois o PowerPoint salvou a informação de tempo configurada enquanto estava no modo "Testar intervalo". Salve a sua apresentação e ela poderá ser reproduzida sempre que alguém quiser cantar com a música do karaokê.

    Crie um vídeo de karaokê

  1. 1

    Clique em "Arquivo", "Exportar" e selecione "Criar vídeo". Clique em "Monitores de computador e HD" e escolha uma das opções de saída. Essas opções são "Monitores de computador e HD", "Internet e DVD" e "Dispositivos portáteis".

  2. 2

    Clique em "Usar narrações e tempos gravados" e depois em "Criar vídeo". Navegue à pasta em que deseja salvar o vídeo e, em "Nome do arquivo", dê um título a ele.

  3. 3

    Clique no menu "Salvar como" e selecione o formato desejado. Após isso, clique em "Salvar".

Dicas & Advertências

  • Não é necessário converter a apresentação em vídeo, mas um arquivo de vídeo é mais fácil de ser compartilhado. Qualquer pessoa pode assistí-lo sem ter que instalar o PowerPoint ou um programa similar.
  • É possível formatar e customizar os seus slides da maneira que preferir. Por exemplo, caso queira evitar padrões, cores ou imagens que possam distrair o cantor, deixe os slides em branco, com o texto em preto. Caso deseje acrescentar um estilo, vá ao painel de slides, segure a tecla "Ctrl" e clique em cada slide para selecionar. Clique com o botão direito em qualquer um dos slides e selecione "Formatar plano de fundo" para abrir um novo painel. O painel de planos de fundo oferece diferentes opções de formatação para mudar a aparência dos seus slides.
  • Músicas de karaokê são versões instrumentais. Sites como o Karaoke Version oferecem versões instrumentais de músicas populares (o link pode ser encontrado em "Recursos"). Ao visitar o site, há informação legal no final da página que declara que os arquivos só podem ser utilizados em casa e em particular, ou seja, é proibido fazer o uso comercial das músicas. Antes de baixar um arquivo instrumental de qualquer site, verifique as informações para se certificar de que não esteja violando restrições de direitos autorais ao utilizar a música no seu PowerPoint. Caso não encontre essa informação no site, procure links como "Termos e condições" ("Terms and conditions") ou "Termos de serviço" ("Terms of service"). Outros sites que oferecem versões instrumentais e informações legais são o Sing Me e o Hit Trax.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível