Mais
×

Como criar um arranjo de mesa impressionante com suculentas

Faça um lindo arranjo de mesa com suculentas
Jonathan Fong

Introdução

Ricas em cores e texturas, as suculentas dão estilo aos centros de mesa. Além da beleza, uma das maiores vantagens destas adoráveis plantas é que permanecerão frescas por muito tempo. Na verdade, quando não quiser mais o enfeite, você poderá transplantá-las individualmente. Realçado com rosas e bagas, este arranjo será o toque principal em uma mesa de festa.

Reúna os materiais
Jonathan Fong

Material necessário

Para criar este arranjo, serão necessários uma tigela média, diversas suculentas recém-cortadas, rosas vermelhas, ramos de bagas, espuma floral, espetos de madeira e arame floral. Para ficar mais atraente, escolha flores de suculentas de tamanhos e cores diferentes. Caso não tenha esse tipo de plantas, elas podem ser encontradas em floriculturas, supermercados e em lojas de produtos para o lar.

Remova as suculentas dos vasos
Jonathan Fong

Prepare as suculentas compradas

Se tiver comprado as plantas, tire-as dos recipientes plásticos e remova a terra e as raízes. Mantenha os caules o mais intactos possível, já que eles serão necessários para espetar no arranjo.

Deixe as plantas de molho
Jonathan Fong

Limpe as suculentas

Remova as folhas secas e as pétalas soltas das mudas e, em seguida, deixe as plantas de molho em um balde de água para remover a sujeira e matar insetos. Este passo também hidrata as flores antes de colocá-las no arranjo.

Deixe os pedaços de espuma de molho
Jonathan Fong

Prepare a espuma floral

Corte a espuma floral em pedaços que se encaixem na tigela do arranjo e mergulhe-os na água. Essa espuma pode ser encontrada em floriculturas ou em lojas de artesanato. Compre uma espuma projetada para uso com flores frescas, em vez de uma para flores artificiais.

Insira dois espetos no caule
Jonathan Fong

Prepare os caules maiores

As flores de suculentas maiores são bem pesadas e os caules nem sempre são suficientemente compridos para espetar no arranjo. Faça um corte no caule e insira dois espetos de madeira nele. Os espetos aumentarão o caule artificialmente e o uso de dois deles proporciona uma maior estabilidade.

Insira um espeto nas plantas menores
Jonathan Fong

Insira um espeto nas flores menores

Para as suculentas com caules mais finos, só haverá espaço para um espeto. A estabilidade não é um problema com estas plantas menores, já que não são muito pesadas. Tenha cuidado ao inserir o espeto para não rasgar o caule e espetar os dedos.

Prenda um pedaço de arame floral na base da planta
Jonathan Fong

Coloque arame nas plantas bem pequenas

As flores bem pequenas com menos de 8 cm de diâmetro são ótimas para preencher buracos no arranjo. No entanto, os caules não são grossos o bastante para os espetos. Em vez disso, insira um pedaço de arame floral na base da suculenta e torça as duas pontas juntas para formar uma extensão que poderá ser espetada no enfeite. O arame floral pode ser encontrado em lojas de artesanato, junto com a espuma.

Coloque pequenos vasos entre os pedaços de espuma floral
Jonathan Fong

Algumas suculentas podem ficar em seus vasos originais

As suculentas mais delgadas do que folhosas são muito delicadas e quebrarão se forem removidas de seus vasos originais. É melhor mantê-las nos recipientes, colocando-os entre pedaços de espuma floral.

Espete as suculentas na espuma floral
Jonathan Fong

Insira as suculentas na espuma floral

Começando pela borda da tigela, arrume as plantas inserindo os espetos ou fios dentro da espuma floral. Se os espetos forem muito compridos, corte-os. Em muitos casos, o caule em si não encostará na espuma floral. Isto não é um problema, já que esse tipo de planta dura muito tempo sem água.

Espete as plantas com uma certa inclinação
Jonathan Fong

Faça um formato arqueado

Continue espetando as suculentas no arranjo. Para obter um efeito arqueado, as plantas devem ser inseridas na espuma em uma inclinação gradual, de forma que as mudas de baixo fiquem voltadas para o lado, enquanto que as do topo permaneçam viradas para cima.

Espete as rosas em grupos
Jonathan Fong

Adicione as rosas

Após colocar algumas suculentas no arranjo, corte os caules das rosas e espete-as ao lado das plantas. Para ficar mais atraente, coloque as rosas em grupos em vez de espalhá-las individualmente por todo o enfeite. Em seguida, continue preenchendo o arranjo com mais suculentas e rosas até que toda a espuma floral fique coberta.

Espete as bagas no arranjo
Jonathan Fong

Adicione ramos de bagas

Espete ramos de bagas em um lado do arranjo, espetando-os na espuma floral. Na fotografia aparecem ramos de azevinho, mas também é possível utilizar outros tipos relacionados ao gênero Ilex, folhas de magnólia ou mesmo ramos de pinheiro. Procure o que estiver mais disponível.

As bagas acrescentam uma cor mais viva
Jonathan Fong

Complete o arranjo

Equilibre o arranjo inserindo ramos de bagas no lado oposto. Mesmo que o enfeite já fique bonito sem os ramos, as bagas dão uma cor mais viva e a configuração horizontal torna-o ideal para mesas, bufês ou prateleiras retangulares.

Verifique a simetria do arranjo
Jonathan Fong

Verifique o arranjo por todos os ângulos

Vire o arranjo para observá-lo por todos os lados, já que ele deve ficar bonito de todos os ângulos. Talvez seja necessário arrumar o lugar de algumas plantas, caso alguma parte fique torta. O ideal é manter algumas plantas menores à mão para preencher qualquer buraco existente.

Os arranjos de suculentas duram muito tempo
Jonathan Fong

O presente que se renova

Os arranjos de suculentas duram muito mais do que os outros porque as plantas cortadas são muito fortes. Quando as rosas começam a morrer, basta removê-las e trocá-las por outras flores. As suculentas permanecerão frescas. Quando não quiser mais o arranjo, é possível transplantá-las para a terra onde elas criarão raízes novamente e crescerão — assim você terá mais plantas para o arranjo do ano seguinte.