Como criar uma biblioteca de materiais no 3D Studio Max 3

Escrito por anthony markesino Google | Traduzido por matheus castro
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A Autodesk é a fabricante do popular software 3D Studio Max, conhecido como 3ds Max. Esse programa é usado para criar modelos e animações tridimensionais (3D) utilizando uma variedade de materiais e texturas. Cada um desses componentes é agrupado em bibliotecas, tipicamente com base em um único projeto e, em seguida, subdivididos por uma variação lógica do sujeito, como uma área. A chave para uma grande biblioteca é a organização que pode ser seguida por qualquer pessoa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • 3ds Max
  • Materiais ou texturas

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Instruções

  1. 1

    Abra o 3ds Max na tela inicial principal, dando um duplo clique no atalho ou ícone executável principal.

  2. 2

    Expanda a guia "Library" (Biblioteca) clicando com o botão esquerdo no sinal [+] para abrir a árvore de biblioteca, revelando todas as bibliotecas atuais.

  3. 3

    Pressione o botão "Lock" (Bloquear) para remover as proteções contra edição em seus arquivos de biblioteca. Esse ícone parece um cadeado fechado e, na posição de desbloqueio, é um cadeado aberto.

  4. 4

    Clique com o botão direito do mouse na aba "Library" para abrir um menu suspenso. Você terá várias opções. Selecione "Create Folder" (Criar Pasta) para armazenar sua nova biblioteca e, em seguida, "Create Library" (Criar Biblioteca) para iniciar sua nova biblioteca. Você poderá mudar o nome da pasta e da biblioteca clicando com o botão esquerdo para selecioná-las e, em seguida, alterando seu nome.

  5. 5

    Dê um duplo clique em sua biblioteca para defini-la como a biblioteca de trabalho padrão.

  6. 6

    Clique com o botão direito do mouse em qualquer material que desejar importar para a biblioteca. Será aberto um menu suspenso. Selecione "Import to Library" (Importar para biblioteca). Repita esse processo em cada material para adicionar materiais e texturas à sua biblioteca.

Dicas & Advertências

  • Você pode também usar o "Materials Importer" (Importador de Materiais), localizado no menu "File" (Arquivo), para selecionar os grandes grupos de materiais e texturas para adicionar à sua nova biblioteca. Será aberta uma caixa de diálogo que permitirá explorar todos os materiais disponíveis. Nessa caixa, selecione com o botão esquerdo do mouse cada material que você deseja incluir e clique em "Confirm" (Confirmar). Os materiais podem pertencer a mais de uma biblioteca.
  • Certifique-se de bloquear (clique com o botão esquerdo no botão "Lock") antes de salvar. A menos que esteja editando materiais diretamente ou adicionando arquivos à sua biblioteca, esse botão deverá permanecer sempre fechado. Na posição destravada, todas as mudanças que você fizer em um único projeto de um material refletirá em todos os seus projetos que utilizarem a mesma biblioteca de materiais. Sempre crie ou copie uma biblioteca existente, se você quiser modificar texturas e materiais de suporte.

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