Mais
×

Como criar bichos da farinha?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os bichos da farinha são larvas do besouro Tenebrio que podem ser criadas por vários motivos. Além de uma boa fonte alimentar para vários animais de estimação, como pássaros, répteis e peixes, os bichos da farinha também são consumidos pelos homens e funcionam bem como isca de peixe. Cultivá-los pode ser mais conveniente (e barato) do que comprá-los em uma loja de animais ou online. Os bichos da farinha também são uma das larvas mais fáceis para criar.

Instruções

Os bichos da farinha são comumente criados para alimentar o pássaro azul (Shane Stillings/Demand Media)
  1. Encontre um recipiente de plástico. Um suporte de toalhas funciona bem, mas qualquer recipiente de tamanho aproximado é aceitável. Os recipientes de madeira podem ser usados, mas certifique-se de que eles tenham bordas lisas; caso contrário, os vermes poderão escalar o recipiente. Coloque uma tela de ventilação sobre o local, como uma tela de janela, ou fure uma tampa de plástico.

    Use um recipiente de plástico para criar os bichos da farinha (Shane Stillings/Demand Media)
  2. Compre os seus primeiros bichos da farinha. Os preços variam, é claro, mas eles podem custar pouco, como R$50,00 por 1000 larvas. Comprá-los online pode ser ainda mais barato. Como essas larvas têm um curto período de gestação - os ovos geralmente eclodem dentro de uma semana -, a primeira compra não precisa ser muito grande.

  3. Coloque os bichos da farinha no fundo do recipiente junto com um alimento à base de proteínas, como aveia, farelo ou qualquer outro tipo de grão. As larvas comem uma grande variedade de alimentos, especialmente matéria em decomposição, que inclui plantas, paus e animais e insetos mortos. Depois dos grãos, adicione alimentos a partir do qual elas possam obter umidade, como batatas, maçãs ou bananas. Certifique-se de manter a temperatura do recipiente entre 21 e 30 graus. A temperatura ideal é entre 25 e 27 graus.

  4. Limpe o recipiente conforme necessário depois que a colônia começar a crescer. Embora o período de incubação inicial seja de cerca de uma semana, as larvas eclodirão e soltarão um exoesqueleto. Os exoesqueletos têm forma de pequenos flocos e são fáceis de limpar. Quaisquer bichos da farinha mortos ou excrementos também precisarão ser removidos; caso contrário, a colônia começará a cheirar mal. Se bem cuidadas, as colônias de larvas não terão odor.

  5. Coloque as pupas e os besouros no topo da colônia a fim de deixá-los colocar seus ovos. Também coloque vegetais secos em cima. Umidifique periodicamente a colônia e a mantenha limpa conforme necessário.

Dicas

  • As larvas do bicho da farinha são as melhores para a alimentação (especialmente para as aves), porque não têm o exoesqueleto duro.
  • Criar alimentadores com os bichos da farinha pode ser uma boa ideia para trazer passarinhos para o seu quintal.

Aviso

  • Embora os bichos da farinha sejam geralmente inofensivos para os seres humanos, algumas pessoas podem ter alergia a eles.

O que você precisa

  • Recipiente de plástico (com orifícios de ventilação)
  • Farelos, aveia ou quaisquer alimentos à base de proteínas
  • Batatas, maçãs ou bananas
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article