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Como criar uma biografia para um currículo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma biografia de currículo é uma ótima maneira de apresentar-se e explicar a um potencial empregador como seu histórico ajudou a preparar você para o cargo que a empresa está tentando preencher. Este artigo ensinará como.

Instruções

Minha biografia (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Comece sua biografia coletando informação sobre sua vida. Lembre as organizações das quais você fez parte, os trabalhos que teve e as suas realizações. Se você tiver anotado todas essas informações, o processo será mais fácil; caso contrário, passe um tempo olhando álbuns de fotos velhos e prêmios, ou até mesmo falando com seus parentes para trazer as lembranças.

  2. Categorize. Após coletar todos os "dados", anote-os. Em um pedaço de papel, ou em aplicativos de computador como o Word, faça uma tabela com três categorias e coloque cada ítem no lugar apropriado. Três categorias que você pode usar são "formatura do colégio", "anos na universidade" e "carreira profissional até hoje".

  3. Em um pedaço de papel separado, comece a escrever um parágrafo para cada categoria. Por exemplo, use uma folha para a categoria "anos na universidade". Ao escrever, use orações simples (é muito difícil obter um resultado satisfatório no primeiro rascunho). Anote ideias como "entrei em uma fraternidade" ou "participei no time esportivo". Depois, poderá combinar as orações para deixá-las mais coerentes e impactantes. Por enquanto, mude tudo para a terceira pessoa.

  4. Após escrever três parágrafos separados em folhas de papel diferentes, é a hora de editar seu trabalho. Ao organizar tudo dessa maneira, poderá manipular as informações mais rapidamente. Ao editar, combine as experiências para formar orações complexas. Por exemplo, escreva "além de ter formado parte da fraternidade Sigma Nu, ele competiu em natação com trampolim". Comece combinando duas orações e adicionando mais uma se for possível, depois mais uma, até obter uma oração grande, poderosa e impactante.

  5. Ao escrever sobre você (pois isso realmente é uma autobiografia), às vezes é difícil se manter imparcial e objetivo. Volte para revisar se você está falando bem sobre suas experiências e habilidades. Também lembre de manter a "terceira pessoa" nesse ponto.

  6. Apresente-se. Agora que escreveu o corpo da biografia, é hora de adicionar a introdução. Mantenha-a breve, entre três e cinco orações, e inclua diferentes objetos, como citações, fragmentos de texto, generalidades e outros elementos que chamem a atenção. É recomendável tentar escrever uma introdução que comece com uma sentença forte, como "Ainda no ensino, Jorge tem sentido paixão por...", e continuar com frases que digam ao leitor o que você está fazendo agora ou sabe fazer. Lembre que está tentando chamar a atenção para que continuem lendo sobre você.

  7. O último parágrafo da biografia deve resumir suas habilidades atuais e como elas ajudarão ao seu potencial empregador. Isso é a última coisa que eles lerão, portanto crie através do texto uma impressão duradoura. Como no caso da introdução, mantenha a conclusão curta, de não mais de cinco orações, e inclua como você tem feito a diferença nas vidas de outras pessoas.

  8. Salve uma cópia do seu documento em um processador de textos, como o Word, para facilitar a edição. Se você mudar de emprego, atualize o currículo em uma tarde livre ao buscar um novo emprego. Seu trabalho já está terminado.

Dicas

  • Inclua no final da biografia alguma declaração (citação, crença, atitude sobre a vida).
  • Leia biografias de pessoas famosas e "imite" o estilo do autor.
  • Peça que um amigo leia sua biografia e emita uma opinião.
  • Leia-a também em voz alta para saber como ficou.

Aviso

  • Não use informações que não o ajudarão a obter o emprego desejado.
  • Evite compartilhar informações extremamente pessoais.

O que você precisa

  • Processador de textos
  • Criatividade
  • Tempo
  • Boa memória
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