×
Loading ...

Como criar um caça-palavras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um caça-palavras pode servir como um recurso de aprendizado para recapitular uma aula. As palavras ficam escondidas em uma espécie de quadriculado e podem ser colocadas na horizontal, vertical diagonal ou até mesmo de trás para frente. É possível criar uma base para caça-palavras que você pode depois preencher à mão ou com um processador de textos. Esse molde pode também incluir uma área para respostas.

Instruções

Você pode criar seu próprio caça-palavras (pen in hand and crossword image by Nikolai Sorokin from Fotolia.com)

    Como criar um caça-palavras usando o Microsoft Word

  1. Abra um documento novo no Word clicando em "Arquivo" e "Novo" ou apertando "Ctrl" + "N" no teclado.

    Loading...
  2. Digite "Título do caça-palavras" centralizando e negritando o texto pela seção de formatação da barra de ferramentas. Aperte o "Enter".

  3. Insira uma tabela, clicando em "Tabela", "Inserir" e novamente em "Tabela". Digite o número de linhas e de colunas que você deseja para o modelo de caça-palavras e depois aperte "Ok".

  4. Selecione a tabela toda e clique no botão direito do mouse. Selecione "Propriedades da tabela" e "Linhas". Em "Especificar altura", altere o valor para algo próximo a 1,30 cm. Faça o mesmo com "Coluna" e "Largura preferida", colocando-a o mais próximo possível de 1,30 cm. Selecione a guia "Célula" e altere agora o alinhamento vertical para "Centro" e pressione "OK".

  5. Vá para a barra de ferramentas de "Formatação" e altere a fonte para "Arial", tamanho "14", e configure o alinhamento para "Centralizado". Agora, desative a seleção da tabela.

  6. Coloque o cursor do mouse abaixo da tabela (fora da tabela) e digite o título "Respostas". Centralize e coloque o texto em negrito, deixando espaço abaixo para inserir mais tarde as respostas.

  7. Clique em "Arquivo" e "Salvar". Mude o "Salvar como" para "Modelo de documento" e dê um nome para o novo arquivo. Agora o modelo vazio de caça-palavras está pronto para ser impresso. Se quiser, pode voltar para o Word e inserir as palavras e as letras aleatórias. Mas não se esqueça de salvar este novo arquivo como DOC, sem eliminar o modelo.

    Como fazer um caça-palavras no WordPerfect

  1. Abra um novo documento no WordPerfect selecionando "Arquivo" e "Novo".

  2. Selecione "", em "Grupo", na caixa de diálogo "Selecionar novo documento". Clique em "Opções" e escolha "Novo modelo".

  3. Siga o segundo passo da seção anterior para formatar a área acima do seu caça-palavras.

  4. Crie uma tabela selecionando "Tabela" e "Criar". Determine o número de colunas e linhas desejadas e aperte "OK". Selecione a tabela e escolha a fonte "Arial" e o tamanho "14" e selecione "Centralizar" na área de alinhamento da barra de ferramentas.

  5. Desfaça a seleção da tabela e digite o título "Respostas", abaixo e fora da tabela. Centralize e coloque o título em negrito.

  6. Salve o caça-palavras em branco como um modelo clicando em "Arquivo" e em "Salvar". Na caixa de diálogos "Salvar modelo", escreva "caça-palavras em branco", em "Descrição", e dê um nome ao arquivo na caixa onde se lê "Nome do modelo". Escolha "", abaixo de "Grupo do modelo", e pressione "OK".

  7. Se preferir, imprima o modelo ou preencha-o com as palavras e as letras aleatórias.

    Criação de um caça-palavras em Excel

  1. Abra uma planilha no Excel clicando em "Arquivo" e "Novo" (atalho: "Ctrl" + "N").

  2. Digite um título para o caça-palavras na primeira célula e aperte "Enter". Selecione o título para colocá-lo em negrito (use o botão de N na barra de ferramentas de "Formatação"). Aperte "Enter".

  3. Crie um contorno para a tabela destacando uma área correspondente a 10 linhas e 10 colunas. Clique na seta que abre o menu drop-down ao lado do botão "Bordas" que existe na área "Formatação", na barra de ferramentas, e escolha "Todas as bordas".

  4. Clique em "Formatar", "Coluna" e "Largura padrão" e defina a largura como 4, apertando "Ok" na sequência. Clique em "Formatar", "Linha", "Altura" e defina como 20, a altura. Aperte "OK". Defina ainda o alinhamento do texto como "Centralizar" na barra de ferramentas de "Formatação".

  5. Desfaça a seleção das células e coloque o cursor em um célula vazia abaixo da tabela. Digite "Respostas" e ponha o título em negrito.

  6. Clique em "Arquivo" e "Salvar" e mude o "Salvar como" para "Modelo". Dê um nome para o arquivo e aperte o "Salvar".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...