×
Loading ...

Como criar um caranguejo do manguezal dentro de casa

Atualizado em 22 julho, 2017

Para os donos de aquário ou aqueles que querem um animal de estimação que se mantenha ocupado, o caranguejo do manguezal pode ser uma opção interessante. Embora o ermitão seja um animal de estimação mais popular entre os crustáceos, o caranguejo do manguezal, ou Scylla serrata, não deve ser menosprezado. Ele pode não ser fofinho, mas proporciona horas de diversão a seu dono, que poderá vê-lo cavar na areia, alimentar-se de vertebrados pequenos ou relaxar sob o sol. No entanto, compreender as necessidades básicas desse animal é vital para garantir que ele tenha uma vida longa e saudável.

Instruções

O caranguejo do manguezal pode ser um animal de estimação interessante para muitas pessoas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Como criar um caranguejo do manguezal dentro de casa

  1. Coloque o aquário sobre um balcão ou uma mesa que esteja ao alcance de uma tomada. Adicione uma camada de 5 cm a 7,5 cm de cascalho ou areia ao fundo do aquário e encha-o com a água salgada. A mistura ideal de água e sal para os caranguejos do manguezal é de 10 a 20 gramas por litro, de acordo com um artigo do site Pinoy Entrepreneur intitulado A criação de caranguejos do manguezal.

    Loading...
    Um aquário de pelo menos 40 L a 75 L é o ideal para garantir o conforto do caranguejo do manguezal (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)
  2. Conecte o sistema de filtração e a bomba de oxigênio ao aquário. Em seguida, despeje a água pelo sistema de filtração, se ele não estiver submerso, e ligue-o. Verifique se o equipamento está funcionando bem. Se quiser, decore o aquário com pedras ou outras decorações.

    Um sistema de filtração funcional é importante para garantir que o aquário seja adequadamente oxigenado (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
  3. Aloje os caranguejos. Mantenha a temperatura do aquário entre 3ºC e 45ºC, conforme sugere o site Smithsonian Marine Station.

    Os caranguejos do manguezal gostam de se divertir à noite, já que são mais ativos nesse período do que durante o dia (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)
  4. Alimente os caranguejos com alimentos encontrados em lojas de animais, tais como comida para crustáceos, flocos de camarão ou ração para peixes de fundo.

    Na natureza, os caranguejos têm uma dieta bastante variada, mas as lojas de animais oferecem diversos alimentos substitutos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  5. Observe seus caranguejos do manguezal e fique atento à saúde deles. Preste atenção aos animais quando eles trocarem seu exoesqueleto, o que os deixará pálidos e descoloridos enquanto eles se adaptarem à sua nova carapaça, como explica o site Bangladesh Fisheries Information.

    Divirta-se observando seu caranguejo desfrutando de seu novo lar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Você pode comprar sal para aquário na maioria das lojas de animais.
  • Os caranguejos do manguezal são mais ativos à noite, por isso não se preocupe se você não observar muita atividade diurna depois que os animais forem introduzidos no aquário pela primeira vez.
  • Na natureza, os caranguejos do manguezal alimentam-se de diversos materiais, incluindo lesmas, mexilhões e restos animais mortos como peixes, camarões, bovinos e aves, além de restos de alimentos para seres humanos, segundo o site Bangladesh Fisheries Information.

Aviso

  • Sem alimentos suficientes, os caranguejos recorrem ao canibalismo.

O que você precisa

  • Aquário com capacidade de 40 L ou mais
  • Sal para aquário
  • Filtro para aquário
  • Bomba de oxigênio
  • Areia ou cascalho para aquário
  • Pedras ou outras decorações de aquário (opcional)
  • Comida para crustáceos

Referências

Loading ...
Loading ...