Mais
×

Como criar codornas em ninhos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Codornas são pássaros de porte médio da família dos faisões. Eles precisam de um ótimo habitat para fazer seus ninhos. Todos os tipos de codornas fazem ninhos no chão cercados por arbustos para ajudar a protegê-las dos predadores. Ao criá-las, elas precisam de caixas apropriadas para botar seus ovos. Algumas pessoas preferem criar codornas por causa de sua carne e ovos, mas muitos preferem criá-las pela diversão. Para isso, é preciso de muito espaço, tempo e energia.

Instruções

As codornas são pássaros da família dos faisões (Nancy Nehring/Photodisc/Getty Images)
  1. Obtenha uma licença para criar codornas. Esse pássaro é considerado de caça e selvagem, portanto, precisa de uma licença. É necessário verificar a legislação vigente do seu estado sobre a criação desses animais.

  2. Prepare espaço suficiente para a codorna. Você precisa no mínimo de 2000 cm² para cada codorna adulta. Filhotes de codorna de pelo menos três semanas devem ficar separados dos adultos, o que requer um espaço adicional. Você pode usar uma banheira de plástico para os filhotes, mas forre o fundo com carpete para que eles não escorreguem. Os filhotes de codorna têm patas fracas e escorregam em superfícies lisas e isso poderá machucá-los.

  3. Compre a codorna. Planeje de dois a três machos para cada fêmea.

  4. Mantenha a área das codornas sempre limpa. Certifique-se de que haja água fresca o dia todo em uma tigela rasa com pedregulhos no fundo. Isso evita que os filhotes se afoguem. Remova as fezes diariamente.

  5. Forneça uma alimentação saudável para as codornas. Alimente as codornas com milhete, ração para papagaio, insetos, minhocas e frutas e vegetais cortados. Use uma dieta rica em proteínas para os filhotes com ração para codorna. Elas podem ser encontradas em loja especializadas para animais. Sempre deixe comida disponível e mantenha-a limpa de fezes.

  6. Separe a mãe dos outros quando ela estiver prestes a botar os ovos. Certifique-se de que ela tenha espaço suficiente para botá-los. Faça uma caixa de ninho de cerca de 2 m x 2 m x 2 m ou coloque bastante feno para a mãe fazer seu próprio ninho. A maioria das codornas fêmeas choca os ovos, mas em algumas espécies é o macho que os choca. Isso leva cerca de 14 dias. A codorna-macho ajuda a alimentar o filhote de codorna depois que eles nascem até aprenderem a se alimentar sozinhos.

O que você precisa

  • Caixa para ninho de 2 m x 2 m x 2 m
  • Tigela rasa com pedregulhos
  • Banheira de plástico (para bebês)
  • Feno
  • Ração para codorna/milhete
  • Ração para papagaio
  • Frutas e vegetais cortados
  • Insetos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article