Como criar um diagrama SIPOC com sua equipe

Escrito por ehow contributor | Traduzido por aline kachel araujo
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Como criar um diagrama SIPOC com sua equipe
Faça um diagrama SIPOC junto com sua equipe (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Um diagrama SIPOC é um tipo de mapa de processos que costuma ser usado em projetos Lean Seis Sigma para identificar os elementos principais de um processo. Ele fornece uma visão geral que reúne Fornecedores (Suppliers), Entradas (Inputs), Processos (Process), Saídas (Outputs) e Clientes (Customers). Este artigo fornece um método simples e eficiente para construir um diagrama SIPOC com sua equipe.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Blocos de post-it
  • Canetas marca-texto
  • Rolo de papel kraft ou espaço suficiente na parede

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Reúna todos os materiais e verifique se você tem um espaço grande o suficiente para sua equipe trabalhar. Pendure o papel na parede e escreva as palavras "Fornecedores", "Entradas", "Processos", "Saídas" e "Clientes" na parte de cima, deixando bastante espaço para anotações. Dê para cada membro da equipe um bloco de post-it e canetas marca-textos.

  2. 2

    Processo. Resista à tentação de começar pela placa da esquerda, com seus fornecedores. Ao invés disso, comece pelos processos. Use anotações em post-it para criar um mapa de processos de alto nível, não descrevendo mais do que entre 5 e 7 passos. Certifique-se de que sua equipe concorda que a representação criada é adequada ao processo. Quando você estiver satisfeito, vá às Saídas.

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    Saídas. Discuta ideias a respeito das saídas dos processos. Cada saída deve ser escrita e colocada no mural. As saídas dos processos não incluem apenas o produto ou o serviço que você vai entregar e não são todas desejáveis. Elas podem incluir papelada burocrática, autorizações, esboços e tudo mais que você puder pensar que resulta do processo.

  4. 4

    Clientes. Neste passo, você deve olhar para os resultados dos processos e determinar quais são os clientes. Na maioria dos casos, o cliente não é a pessoa que vai comprar seu produto ou serviço, mas o destinatário de cada saída de um processo.

  5. 5

    Entradas. Para as entradas, reveja cada passo no mapa de processos e determine o que é necessário para completá-lo. Entradas podem incluir materiais, pessoas, máquinas, sistema de informática, informações ou o que for necessário para que o processo ocorra. Leve um tempo a mais com as entradas e escreva tudo o que você conseguir pensar.

  6. 6

    Fornecedores. Desta vez, você vai listar todos os fornecedores que fornecem suas entradas. Isso pode incluir a empresa que fornece suas ferramentas, a equipe que faz os passos anteriores ou o departamento de informática. Não se esqueça dos seus clientes, muitas vezes eles também são fornecedores de um processo.

Dicas & Advertências

  • A ferramenta SIPOC costuma ser usada nas fases de Definição e Medidas de um projeto Seis Sigma, mas é útil também em materiais de treinamento, documentação de processos ou ao criar um processo do zero.
  • Depois de pronto, o SIPOC deve caber sem problemas em uma folha de papel.
  • Tire fotos com uma câmera digital do trabalho da equipe. É mais fácil de trabalhar com as fotos em um computador e não tem perigo de os post-it se misturarem.

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