×
Loading ...

Como criar um diagrama triangular de números

Atualizado em 17 abril, 2017

Os diagramas triangulares de números são úteis por diversas razões, da simples curiosidade ao nível de representação de conceitos matemáticas de alto nível, como séries. Eles são simples de entender e ainda mais simples de desenhar. Uma vez que tenha entendido o básico de como os diagramas triangulares de números funcionam, será possível estender o conceito para muitas utilidades.

Instruções

Um diagrama triangular de números possui células (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Pegue o número que quer começar sua diagrama triangular. O 1 é o mais comum, mas é possível usar qualquer outro que quiser. Escreva o número no topo do papel ou em qualquer outro material que esteja fazendo o diagrama.

    Loading...
  2. Copie o primeiro número logo abaixo, duas vezes. Esses três primeiros números iguais devem formar um triângulo. O resto do diagrama continuará a seguir esse formato. Copie os números da segunda linha na terceira linha no lado direito e esquerdo e então some os dois números para o meio. Isso deve formar um triangulo com linhas de um número, dois números e três números, respectivamente.

  3. Continue a expandir os números a partir do inicial para os outras pontas do triângulo nos lados direito e esquerdo. Cada número em uma linha deve ser composto por dois números para o topo esquerdo e direito. Caso comece por "1", as linhas seguirão o padrão. A primeira linha será "1", a segunda "1,1", a terceira "1,2,1", a quarta será "1,3,3,1", e assim por diante.

  4. O diagrama triangular de números é conhecido como triângulo de Pascal e é útil para determinar a expansão de coeficientes binomiais. Esses são os números que se obtêm se tiver dois números em um parênteses elevado a certa potências. A segunda linha corresponde à primeira potência, a terceira é para o quadrado do termo, a quarta corresponde ao cubo, e assim por diante.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...