on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como criar um efeito grunge no Photoshop

Atualizado em 17 abril, 2017

O estilo de fotografia grunge é relativamente novo, se considerarmos o longo histórico da arte, e foi se tornando mais popular com a facilidade de uso de programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop. Ao trabalhar com diversas camadas, você pode ajustar os níveis dos efeitos com alguns cliques do mouse.

Instruções

As fotografias grunges utilizam texturas assim em seu visual (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra o Photoshop e selecione a opção "Open" (Abrir) no menu "File" (Arquivo). Navegue até a fotografia que deseja acrescentar os efeitos e selecione "Open" (Abrir).

    Loading...
  2. Abra a paleta "Layers" (Camadas) no meu "Window" (Janela) e duplique a camada clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Duplicate Layer" (Duplicar camada).

  3. Modifique o modo de mesclagem, acessível pelo meno na paleta "Layers", de sua camada duplicada para "Hard Light" (Luz Forte), de modo a aumentar a saturação das cores.

  4. Duplique a camada original novamente e selecione "High Pass Filter" (Filtro de passagem alta) no menu "Filter". Ajuste a barra para dar o efeito desejado.

  5. Clique no botão "Create New Layer" (Criar nova camada) na paleta "Layers" e, em seguida, selecione a ferramenta "Paint Bucket" (Balde de tinta) na paleta "Tools" (Ferramentas). Clique na caixa colorida e selecione uma cor marrom em tons dourados. Utilize a ferramenta "Paint Bucket" para preencher a camada com a cor.

  6. Modifique o modo de mesclagem dessa camada para "Overlay" (Sobreposição) e, em seguida, no menu, selecione "Filter" e, depois, "Noise" (Ruído). Selecione "Add Noise..." (Adicionar Ruído...) e a quantidade desejada. Pressione "Ok".

  7. Clique e arraste essa camada para o topo das outras na paleta.

  8. Duplique a camada original novamente e coloque seu modo de mesclagem como "Hard Light". Selecione "Filter" no menu e clique em "Ripple" (Ondulação) no submenu "Distort" (Distorcer). Ajuste a barra para cerca de 700% e selecione "Ok".

  9. Selecione "Diffuse" (Difundir) no submenu "Stylize" (Estilizar) no menu "Filter" e selecione "Ok".

  10. Selecione a ferramenta "Eraser" (Borracha) na paleta "Tools" e comece a apagar porções dessa camada que deseja que sejam o foco da fotografia. Após completar, essa área estará mais focada, e o resto com um ficará com um estilo grunge.

  11. Selecione "Open" no menu "File" e escolha mais algumas texturas grunges para importar. Abra os arquivos e arraste-as utilizando a ferramenta "Move" (Mover) na paleta "Tools" em sua fotografia, movendo-as para o topo das camadas.

  12. Selecione "Edit" (Editar) no menu e clique em "Transform" (Transformar). Clique então em "Free Transform" (Transformação livre) e aumente as texturas para que preencham a fotografia inteira.

  13. Modifique os modos de mesclagem dessas texturas para enfatizar a aparência grunge da fotografia. Comece a ativar e desativar as camadas clicando no ícone de olho na paleta "Layers" para modificar um pouco mais os efeitos e finalize a fotografia.

Loading...

O que você precisa

  • Adobe Photoshop
  • Arquivos de texturas grunges

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...