Como criar efeitos especiais de computador em filmes

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por luiza horbach
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar efeitos especiais de computador em filmes
Efeitos especiais de computador também são chamados de "efeitos ópticos" no cinema (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Fazer efeitos especiais de computador para um filme requer um programa capaz de criar gráficos e elementos de animação. Eventualmente, esses elementos são combinados com obras desenhadas à mão, fotos ou filmagens "live-action". Também é possível utilizar mais do que um programa para completar esses efeitos. No cinema, efeitos especiais de computador também são chamados de "efeitos ópticos", que são feitos após as filmagens, em comparação aos efeitos mecânicos, que são feitos na própria câmera.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa de efeitos especiais
  • Programa de animação

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha um ou mais programas para criar os efeitos especiais. Como cada programa geralmente segue um fluxo de trabalho mais específico, é importante saber desde cedo quais deles devem ser utilizados. O que deve ser levado em conta ao fazer a escolha do programa é se pretende criar um efeito em 2D ou em 3D. Efeitos visuais em 2D parecem recortes de papel ou desenhos animados antigos. Efeitos em 3D lembram as animações populares que vemos nos filmes de Hollywood, como "Toy Story" ou "Shrek".

  2. 2

    Faça a filmagem da parte live-action (de atores reais) do filme. Ao filmar, pode-se precisar de um fundo verde ou azul, de modo que possa unir facilmente a parte live-action com a parte gerada pelo computador na pós-produção. Se o filme não envolver atores reais, comece a criar os elementos básicos que servirão como a espinha dorsal dos efeitos visuais. Eles geralmente incluem desenhos à mão ou esboços feitos no computador.

  3. 3

    Abra o programa escolhido e crie um novo projeto. Nomeie o projeto e salve-o no disco rígido do computador.

  4. 4

    Reúna todos os elementos visuais necessários, depois importe-os para o programa escolhido. Esse programa pode ser um dedicado a efeitos especiais que podem criar efeitos de fogo ou de partículas ou um de animação que permite criar imagens em movimento a partir de elementos visuais inanimados. Alguns preferem usar um programa de edição de imagem como o Adobe Photoshop antes da imagem final ser importada para o programa de efeitos especiais ou de animação. No entanto, há casos em que tudo começa a partir de rabiscos e você não precisa pegar nenhum elemento visual para o projeto. Neste caso, simplesmente continue a criar o efeito no programa escolhido.

  5. 5

    Crie o efeito necessário usando as ferramentas e os menus no programa de efeitos especiais ou de animação. Embora o processo varie conforme o programa, ele envolve basicamente usar a função de efeitos especiais para gerar uma nova imagem ou alterar o elemento visual inicial importado. Por exemplo, pode-se criar novas imagens fixas ou animadas de efeitos como fumaça, chuva, explosões ou textos com gráficos em movimento ou fazer alterações de cor ou forma em seu material importado.

  6. 6

    Veja o projeto em andamento usando a "Janela de visualização" do programa. Faça todas as revisões necessárias. Também pode-se colocar efeitos adicionais usando os diferentes menus e as ferramentas fornecidas pelo programa. Além disso, finalize o tempo de funcionamento do efeito, o qual pode variar de segundos a alguns minutos.

  7. 7

    Renderize o efeito final. A maioria dos programas possui o botão "renderizar" no menu ou na janela de ferramentas. Renderização é o processo de finalização de um vídeo após alterá-lo ou colocar efeitos adicionais.

  8. 8

    Exporte o efeito renderizado no formato de arquivo de vídeo desejado para utilizar no filme. Os formatos mais populares são .MP4, .MOV e .AVI. Isso geralmente exige que o vídeo final seja importado para um programa de edição para que você possa combiná-lo com o filme editado.

Dicas & Advertências

  • Efeitos simples, como alterar a cor ou sobrepor imagens diferentes, podem ser usados diretamente no programa de edição de vídeo. No entanto, efeitos especiais mais detalhistas exigem um programa dedicado a efeitos especiais ou animação.
  • A maioria dos efeitos especiais de computador exige criatividade e domínio de softwares. Isso significa que você deve conhecer o programa e também compreender as necessidades artísticas e técnicas do filme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível