×
Loading ...

Como criar um espelho no 3ds Max

Atualizado em 17 abril, 2017

O Autodesk 3D Max é um programa utilizado para criar e renderizar objetos, realistas, virtuais e 3D. O Autodesk foi uma das primeiras companhias a desenvolver programa de design gráfico para computadores. Seu primeiro software, AutoCAD, foi lançado em 1982.

O 3ds Max foi criado em 1996, com as ferramentas de edição do programa, você poderá criar e aplicar texturas customizadas ou pré-definidas, por exemplo tijolo, pelo e ruído aleatório. Além disso, você pode fazer animações com os objetos virtuais criados. As superfícies reflexivas, incluindo espelhos, estão entre os objetos que pode-se criar com 3ds Max.

Instruções

Crie um espelho com o 3ds Max (Candlestick in the Mirror image by Arne Bramsen from Fotolia.com)
  1. Abra o 3ds Max e maximize o ponto de vista (viewport) "Perspective" clicando em qualquer lugar dentro dela e teclando "Alt-W".

    Loading...
  2. Crie um objeto plano selecionando "Plane" que se encontra em "Standard Primitives" na coluna do menu "Create". O plano irá simular o espelho.

  3. Rotacione o espelho para que fique de pé, ao invés de permanecer deitado sobre a grade de construção do ambiente virtual.

  4. Entre no material de edição teclando "M" e então role para baixo até aparecer "Maps". Esta função contêm controles para fazer materiais chamados de "child", que formam aspectos diferentes do material "parent".

  5. Clique no botão ao lado do item "Reflexion". Por padrão, "None" é exibido neste botão.

  6. Selecione "Raytrace" na janela que se abre, e em seguida a feche. O "Raytrace" é um tipo de material que permite que os objetos que o contenham reflitam luz.

  7. Arraste a esfera atualmente selecionada até o plano que você criou no passo 2. Isto aplica-se no material reflexivo, "raytrace", para o plano.

  8. Pressione o botão de edição do material "Show Standard Map in Viewport" para assegurar que o material reflexivo seja exibido quando for renderizado.

  9. Crie uma caixa para testar a refletividade do espelho: no menu "Create" na coluna "Standard Primitives" selecione o item "Box". Posicione o cubo em frente do espelho.

  10. Renderize a cena pelo menu "Rendering" selecionando o item "Render". Na janela de renderização que se abrirá, você verá o cubo refletido no espelho.

  11. Compare o cubo com seu reflexo no espelho. Você perceberá que o reflexo é levemente opaco. A razão é que a difusão e os componentes do ambiente estão interferindo no componente de reflexão do material.

  12. Desça até o "Blinn Basic Parameters" no material de edição. Então, clique para modificar a cor em "Ambient" e selecione a cor preta na janela que aparecer.

  13. Renderize a cena novamente e compare o reflexo do cubo no espelho. Agora o reflexo e o cubo parecem idênticos.

Loading...

O que você precisa

  • 3ds Max

Referências

Loading ...
Loading ...