Como criar um espelho no 3ds Max

Escrito por darrin koltow | Traduzido por patricia castilho
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Como criar um espelho no 3ds Max
Crie um espelho com o 3ds Max (Candlestick in the Mirror image by Arne Bramsen from Fotolia.com)

O Autodesk 3D Max é um programa utilizado para criar e renderizar objetos, realistas, virtuais e 3D. O Autodesk foi uma das primeiras companhias a desenvolver programa de design gráfico para computadores. Seu primeiro software, AutoCAD, foi lançado em 1982.

O 3ds Max foi criado em 1996, com as ferramentas de edição do programa, você poderá criar e aplicar texturas customizadas ou pré-definidas, por exemplo tijolo, pelo e ruído aleatório. Além disso, você pode fazer animações com os objetos virtuais criados. As superfícies reflexivas, incluindo espelhos, estão entre os objetos que pode-se criar com 3ds Max.

Nível de dificuldade:
Moderado

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  • 3ds Max

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Instruções

  1. 1

    Abra o 3ds Max e maximize o ponto de vista (viewport) "Perspective" clicando em qualquer lugar dentro dela e teclando "Alt-W".

  2. 2

    Crie um objeto plano selecionando "Plane" que se encontra em "Standard Primitives" na coluna do menu "Create". O plano irá simular o espelho.

  3. 3

    Rotacione o espelho para que fique de pé, ao invés de permanecer deitado sobre a grade de construção do ambiente virtual.

  4. 4

    Entre no material de edição teclando "M" e então role para baixo até aparecer "Maps". Esta função contêm controles para fazer materiais chamados de "child", que formam aspectos diferentes do material "parent".

  5. 5

    Clique no botão ao lado do item "Reflexion". Por padrão, "None" é exibido neste botão.

  6. 6

    Selecione "Raytrace" na janela que se abre, e em seguida a feche. O "Raytrace" é um tipo de material que permite que os objetos que o contenham reflitam luz.

  7. 7

    Arraste a esfera atualmente selecionada até o plano que você criou no passo 2. Isto aplica-se no material reflexivo, "raytrace", para o plano.

  8. 8

    Pressione o botão de edição do material "Show Standard Map in Viewport" para assegurar que o material reflexivo seja exibido quando for renderizado.

  9. 9

    Crie uma caixa para testar a refletividade do espelho: no menu "Create" na coluna "Standard Primitives" selecione o item "Box". Posicione o cubo em frente do espelho.

  10. 10

    Renderize a cena pelo menu "Rendering" selecionando o item "Render". Na janela de renderização que se abrirá, você verá o cubo refletido no espelho.

  11. 11

    Compare o cubo com seu reflexo no espelho. Você perceberá que o reflexo é levemente opaco. A razão é que a difusão e os componentes do ambiente estão interferindo no componente de reflexão do material.

  12. 12

    Desça até o "Blinn Basic Parameters" no material de edição. Então, clique para modificar a cor em "Ambient" e selecione a cor preta na janela que aparecer.

  13. 13

    Renderize a cena novamente e compare o reflexo do cubo no espelho. Agora o reflexo e o cubo parecem idênticos.

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