Como criar estrelas cintilantes no Flash CS5

Escrito por william harrel | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar estrelas cintilantes no Flash CS5
Crie estrelhas cintilantes na sua animação Flash (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como para quase todo efeito no Flash, o programa líder de animação, há muitas formas de criar uma animação de estrelas, as quais cintilarão repetidamente. Uma forma simples é criar um símbolo "Movie Clip" que contenha a animação das estrelas e usar a ferramenta "Spray Brush" para dispersar múltiplas cópias do símbolo em um fundo estrelado no cenário.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Adobe Flash Professional CS3 ou posterior
  • Um gráfico do céu noturno

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Clique no menu "File" (Arquivo) e escolha "New" (Novo). Isso abrirá a caixa de diálogo "New Document" (Novo documento).

  2. 2

    Selecione "ActionScript 3.0" da lista "Type" (Tipo) e configure o tamanho do cenário com os campos "Width" (Largura) e "Height" (Altura).

  3. 3

    Clique no seletor de cores "Background Color" (cor de fundo) e escolha uma cor para o cenário.

  4. 4

    Clique em "OK".

  5. 5

    Clique no menu "Insert" (Inserir) e escolha "New Symbol" (Novo símbolo). Isso abrirá a caixa de diálogo "Create New Symbol" (Criar novo símbolo).

  6. 6

    Digite "star" no campo "Name" (Nome), clique no menu suspenso "Type" (Tipo), escolha "Movie Clip" (clipe animado) e clique em "OK". O Flash criará um novo clipe com um cenário e linha de tempo vazios.

  7. 7

    Selecione a "Oval Tool" (Forma oval) no painel de ferramentas. Essa forma se encontra no submenu da ferramenta "Shape Tool" (Forma), a oitava do painel, e por padrão a forma é um retângulo. Mantenha pressionado o botão do mouse sobre o retângulo e clique em "Oval Tool" no menu.

  8. 8

    Desenhe uma forma oval pequena no cenário, de aproximadamente 3 x 3 pixels. Você pode usar os campos W (largura) e H (altura) do painel de propriedades para mais precisão.

  9. 9

    Selecione a forma clique no seletor de cores "Fill" (recheio), com um ícone de um bote de tinta, no painel de propriedades e escolha a cor amarela.

  10. 10

    Clique com o botão direito no quadro 50 da linha do tempo e selecione "Insert Keyframe" (Inserir quadro-chave) do menu popup.

  11. 11

    Selecione a forma, acesse o painel de propriedades e altere os valores "W" e "H" para "8". Isso começará a criar o efeito das estrelas cintilantes, expandindo a forma oval.

  12. 12

    Clique com o botão o direito no quadro 100 da linha do tempo e selecione "Insert Keyframe".

  13. 13

    Selecione a forma e altere os valores "W" e "H" do painel de propriedades para "3". Isso completará o efeito, contraindo a forma oval.

  14. 14

    Clique com o botão direito em qualquer quadro entre o 2 e o 49 e escolha "Create Classic Tween" (criar interpolação clássica) para animar a expansão da forma oval.

  15. 15

    Clique com o botão direito em qualquer quadro entre o 51 e o 99 e escolha "Create Classic Tween" para animar a contração da forma oval.

  16. 16

    Clique em "Scene 1" (Cena 1) do canto superior direito da janela do documento para voltar para o cenário e linha de tempo principais.

  17. 17

    Clique no menu "File" (Arquivo), escolha "Import" (Importar) e selecione "Import to Stage" (Importar para cenário) no menu para abrir a caixa de diálogo "Import".

  18. 18

    Localize o gráfico do céu noturno, selecione-o e clique no botão "Open" (Abrir). Isso colocará a imagem de fundo do cenário. Você poderá achar uma imagem apropriada em vários sites de fotografia de stock na internet.

  19. 19

    Arraste o arquivo da imagem para a posição desejada no cenário.

  20. 20

    Selecione o "Spray Brush Tool" (Aerógrafo) do painel de ferramentas. Essa ferramenta é a número onze do painel. Por padrão, o Flash exibirá a ferramenta "Brush" (Brocha). Clique e mantenha pressionado o botão sobre ela para exibir o aerógrafo.

  21. 21

    Clique no botão "Edit" (Editar) da seção "Symbol" (Símbolo) do painel de propriedades para abrir a caixa de diálogo "Select Symbol" (Selecionar símbolo).

  22. 22

    Selecione "Random Scaling" (Escala aleatória), "Rotate Symbol" (Virar símbolo) e "Random Rotation" (Virar aleatoriamente) no painel de propriedades. Essas opções farão com que o Flash crie formas e tamanhos aleatórios para cada instância do símbolo.

  23. 23

    Mantenha pressionado o botão do mouse e arraste o cursor sobre a imagem do céu. O Flash criará cópias do símbolo "Movie Clip" pelo cenário. Continue fazendo isso até obter a quantidade desejada de estrelas.

  24. 24

    Clique no menu "Control" (Controle) e selecione "Test Scene" (Testar cena). O seu clipe animado exibirá as estrelas nos locais onde você as colocou com o aerógrafo.

Dicas & Advertências

  • Você pode aumentar a densidade de estrelas repetindo o processo do aerógrafo nas partes desejadas.
  • Você pode diminuir a densidade de estrelas selecionando-as com a ferramenta "Selection" (Seleção), a primeira do painel de ferramentas, e pressionando Delete.
  • Você pode aumentar ou diminuir o tamanho das estrelas alterando os valores dos campos Width e Height ao criar a animação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível