×
Loading ...

Como criar filhotes de codorna

Filhotes de codorna recém-saídos de seus ovos são plenamente capazes de se alimentar e se hidratar. O casal adulto de codornas são excelentes pais. A fêmea realmente gosta de estar em cima dos ovos até que eles choquem. Ela raramente abandona o ninho por qualquer motivo. Ovos de codorna são frequentemente incubados em centros de reprodução de larga escala se por um acaso a codorna fêmea morre ou simplesmente não quer cuidar dos ovos dela. Os criadores domésticos também podem comprar ovos de codorna em fazendas de criação para incubá-los artificialmente e criar os filhotes.

Instruções

A criação de codornas pode ser uma experiência divertida e gratificante (suicidal quail image by Wendi Evans from Fotolia.com)
  1. Coloque os filhotes de codorna recém-nascidos em um aquário ou em uma caixa de papelão. Coloque carpete ou forro emborrachado no fundo do aquário, do balde de plástico ou da caixa de papelão para evitar que as aves tenham qualquer problema de postura femural. A codorna bebê não pode ficar em uma superfície lisa, pois as suas pequenas pernas muitas vezes deslizam para fora, fazendo com que elas sofram um acidente. A abertura contínua das pernas pode causar danos irreversíveis para a codorna. Quando os filhotes de codorna chegarem aos cinco dias de vida, substitua o carpete ou o forro emborrachado com serragem de pinho.

    Loading...
  2. Suspenda uma lâmpada de 60 W acima dos filhotes. Mantenha a lâmpada a, pelo menos, 90 cm acima dos pintinhos. Mantenha a luz acesa 24 horas por dia a fim de aquecer as codornas.

  3. Coloque dois tijolos no viveiro de seus filhotes de codorna. Os tijolos ficarão quentes e os filhotes irão se aconchegar neles.

  4. De acordo com o "Game Bird and Conservationists Gazette", você deve manter uma temperatura constante entre 29,5 e 32ºC durante as primeiras semanas de vida das codornas. Quando seus corpos estiverem completamente cobertos por penas, os filhotes já podem ser retirados da fonte de calor.

  5. Alimente as codornas com ração especial para filhotes. A ração para filhotes de codorna está disponível na maioria das lojas de suprimentos agrícolas e de jardim. Forneça pequenas tigelas rasas para que as codorna bebês possam consumir o alimento em seu momento de lazer. Mantenha as tigelas de alimentação limpas e livres de fezes. Alimente os filhotes com a ração especial até que as jovens codornas atinjam oito semanas de idade, só então mude para uma ração desenvolvida para aves adultas.

  6. Hidrate as codornas bebês utilizando uma seringa dispersora de água. Esses pequenos bebedouros estão disponíveis na maioria das lojas de animais. Nunca use tigelas de água, pois os filhotes de codorna podem se molhar e perder calor facilmente, o que pode ser fatal. Eles também podem se afogar em tigelas de água.

  7. Coloque as jovens codornas em gaiolas ao ar livre quando elas atingirem de cinco a sete semanas de idade e já estiverem totalmente emplumadas. Nessa fase, elas já podem ser tratadas como codornas adultas.

Loading...

O que você precisa

  • Caixa de papelão ou aquário
  • Carpete ou forro emborrachado para prateleiras
  • Lâmpada de 60 W
  • 2 tijolos
  • Serragem de pinho
  • Ração especial para filhotes
  • Tigelas pequenas e rasas para alimentação
  • Seringa dispersora de água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...