Como criar um folheto para divulgação de um evento

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um folheto para divulgação de um evento
Crie um folheto para divulgar seu evento e fazer dele um sucesso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Organizar um evento requer muito planejamento, e a parte mais importante é garantir que as pessoas compareçam. Para isso você precisa fazer uma divulgação atraente e oferecer todas as informações necessárias para que ele seja um sucesso. Elabore um folheto chamativo com design simples e arrojado, que informe aos leitores o tipo do evento e como eles poderão participar.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Anote todas as informações que você precisa incluir no folheto. Você deve informar o tipo, o local e o valor do evento. Inclua também qualquer outra informação relevante como o nome do evento, ou se as pessoas precisarão levar algum tipo de material. Mencione no folheto se a festa é temática, se é direcionada ao público infantil ou para o público adulto apenas. Coloque informações de contato como números de telefone ou endereços de e-mail dos organizadores, bem como o contato dos pontos de venda dos ingressos.

  2. 2

    Abra um documento em branco em um programa de gráficos ou de processamento de texto simples. Muitos deles oferecem modelos de folhetos, assim você pode escolher um e elaborar o seu a partir dele. Você também pode importar texto e imagens e inseri-los em seu documento. Se estiver usando imagens, verifique se elas têm uma resolução de pelo menos 300 dpi (pontos por polegada) - uma resolução menor deixará as imagens irregulares ou borradas depois de impressas. Não utilize imagens encontradas na internet, a menos que sejam de domínio público e possam ser usadas gratuitamente. As imagens "encontradas" na internet também tendem a ser de baixa resolução, o que resultará em um folheto de má qualidade. Você pode usar fotos a partir de um banco de dados on-line, mas esteja ciente de que talvez seja necessário pagar uma taxa para usá-las. No caso de utilizar imagens digitais, certifique-se de sejam digitalizadas em uma resolução de 300 dpi ou superior.

  3. 3

    Utilize uma ou duas imagens apenas, e escolha duas ou três fontes no máximo. Procure usar uma imagem grande e arrojada, ao invés de várias pequenas evitando, assim, que seu folheto fique confuso. Elabore um texto simples com letras de tamanho adequado, de forma que seja possível lê-lo rapidamente. Se quiser mais variação, tente usar uma ou duas fontes em negrito ou versões mais claras. Isso pode quebrar o visual sem confundir o leitor com muitas fontes diferentes. Verifique as bordas de seu documento para ter certeza de que está trabalhando dentro do espaço de impressão, para não cortar as extremidades de palavras ou partes de imagens. Imprima uma cópia de teste para verificar o tamanho do texto e das imagens. Ajuste as bordas ou os elementos se necessário.

  4. 4

    Dimensione seu folheto. Deixe-o com um tamanho adequado para uma leitura confortável e com espaço suficiente para incluir todas as informações. Você pode economizar dinheiro com folhetos pequenos, já que o custo de impressão é mais barato, mas se o texto for muito pequeno, as pessoas não terão interesse em lê-lo e seu tempo e esforço serão desperdiçados. Aumente o tamanho do folheto para poder trabalhar com todos os elementos necessários. Um folheto simples e grande que pode ser lido com facilidade é mais eficaz do que um pequeno e confuso.

  5. 5

    Utilize seu orçamento da melhor forma. As cópias coloridas são caras, então, se não puder gastar muito com a impressão, crie o folheto em preto e branco e o imprima em papel colorido. Você também pode optar por colocar um elemento arrojado e colorido no design. Se ele for pequeno, utilizará menos tinta colorida e você poderá imprimi-lo em casa. As gráficas cobram por unidade de impressão, independentemente da quantidade de cor utilizada no design, sendo assim, se você pretende economizar, procure manter seu folheto em preto e branco.

Dicas & Advertências

  • Imprima uma quantidade extra de folhetos e tenha-os sempre em mãos. Entregue para todas as pessoas, divulgue-os em locais de grande movimento e deixe alguns com seus amigos para que distribuam em outros locais para você.
  • Se você optar por enviar uma versão digital como um anexo de e-mail, diminua a resolução da imagem para 72 dpi. Isso permitirá que as pessoas visualizem facilmente seu folheto, já que o tamanho do arquivo será menor.
  • Não inclua informações pessoais, mesmo se você for o organizador da festa. Crie um endereço de e-mail especialmente para o evento e coloque essa informação no folheto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível