Como criar galinhas de estimação na cidade

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andressa v. da nobrega
Como criar galinhas de estimação na cidade
Suas galinhas criadas na cidade ajudarão a manter seu jardim livre de pestes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Com o crescimento da popularidade de comidas compradas localmente, as galinhas têm sido criadas por fazendeiros urbanos em quintais mesmo nas cidades. Pode ser que você tenha interesse em evitar ovos comerciais. Se esse for o caso, você pode criar galinhas na cidade e ter ovos na primavera e no verão - em alguns locais, dependendo do clima, é possível ter ovos o ano inteiro. As galinhas também lhe ajudarão a manter seu jardim livre de pestes e produzirão adubo para o jardim e horta. Entre duas e cinco galinhas manterão você e sua família abastecidos com ovos frescos e cheios de vitamina.

Instruções

  1. 1

    Confira as leis de sua cidade em relação à criação de aves. Várias cidades permitem um número limitado de aves criadas em ambientes domésticos. Se sua cidade não permitir a criação, você pode atuar na tentativa de alterar a lei. Um casal da cidade americana de Madison, em Wiscosin, fez isso em 2004 - depois de ficar sabendo que as galinhas que tinham eram tecnicamente ilegais. Vários locais permitem a criação de aves para a produção de ovos, mas poucos permitem seu abate doméstico. Confira as leis locais se você quiser consumir a carne das aves também.

  2. 2

    Escolha um local em sua horta ou jardim onde as galinhas possam viver relativamente tranquilas, sem serem perturbadas. Você pode comprar pequenos galinheiros feitos para uso doméstico, mas eles limitam a habilidade das galinhas se movimentarem e precisam ser limpos diariamente para evitar o acúmulo de dejetos e a consequente produção de amônia. Se possível, separe uma parte do terreno exclusivamente para a criação de galinhas. Certifique que a área fique longe que qualquer predador - como seus cães ou os cães dos vizinhos - e também esteja protegida das intempéries.

  3. 3

    Prepare a área. A maneira mais simples de lidar com os dejetos é ter um sistema com camadas de material absorvente, como palha, e ter um galinheiro fixo para as galinhas viverem. Peça a um carpinteiro local para construir um galinheiro para suas galinhas ou construa um você mesmo. O tamanho do galinheiro dependerá da quantidade de galinhas. Prepare o sistema de absorção de dejetos cavando a terra na área até alcançar a profundidade de cerca de 30 cm e misture a terra com materiais com alto nível de carbono, incluindo folhas e serragem. As galinhas vão misturar seus dejetos com os materiais enquanto ciscam e bicam. Os dejetos vão se decompor imediatamente, o que significa que você terá apenas que adicionar mais camadas de material com alto nível de carbono à área apenas algumas vezes por ano. Quando a área começar a apresentar o odor de amônia, é necessário colocar mais uma camada de material fresco. Você vai precisar limpar o sistema inteiro cerca de uma vez ao ano, mas o material pode ser usado como adubo em seu jardim ou horta.

  4. 4

    Mantenha a área segura. Você precisará instalar uma barreira com cerca de 45 cm de profundidade no solo para evitar predadores que possam cavar de ter acesso às galinhas. A barreira pode ser feita de coberturas metálicas, e precisa ser instalada por toda a área reservada para suas aves. Você também precisa instalar cercas - isso pode ser feito instalando-se a cerca de arame típica de galinheiros ou uma cerca elétrica. Essa última pode soar cruel, mas emite uma voltagem muito baixa que mantém suas galinhas em casa - e os predadores do lado de fora. As cercas precisam ser colocadas por toda a área reservada para o galinheiro.

  5. 5

    Escolha uma espécie de galinha que se adapte bem à sua área, e compre apenas fêmeas. Apesar do que você pode estar pensando, não é necessário um galo para que as galinhas ponham ovos. As fêmeas porão ovos durante toda a primavera e verão, e algumas porão ovos o ano inteiro - se você não tiver um galo, os ovos serão simplesmente não fecundados (não resultarão em pintinhos). Procure por tipos resistentes com temperamentos agradáveis, como as variedades Plymouth Rock ou Buff Orpington. Esses tipos de galinhas podem ser criadas tanto para a produção de ovos quanto de carne. Raças resistentes podem ser criadas ao ar livre o ano inteiro a uma temperatura de até -10°C. Se for mais frio onde você mora, talvez seja preciso criar um isolamento térmico e instalar lâmpadas de aquecimento. Mantenha apenas uma raça de galinhas, já que alguns tipos são mais agressivos e podem machucar animais mais calmos.

  6. 6

    Use a dieta natural para alimentar suas galinhas e também ofereça sempre alimentos frescos. Deixe as galinhas no jardim, e elas devorarão pestes e melhorarão a qualidade do solo. As galinhas comerão insetos, lesmas e caracóis -- e os movimentos de ciscar e bicar fazem com que seus excrementos sejam absorvidos pelo solo, enriquecendo-o. Mantenha-nas seguras com uma rede eletrificada, e não permita que fiquem em uma área por muito tempo, ou elas destruirão suas plantas. As galinhas são herbívoras e comerão sementes selvagens, folhas e grama, assim como insetos e lesmas. Evite rações comerciais, se possível, e alimente suas galinhas com uma mistura de sementes frescas e outros vegetais de sua horta. As minhocas usadas para fazer compostagem podem ser dadas como alimento às galinhas, assim como milho integral e ração à base de algas. Se seu jardim não tiver muitos insetos, você pode comprar grilos e larvas em pet stores - você pode misturá-los com vitaminas em pó para incluir mais nutrientes na dieta das aves.

  7. 7

    Deguste seus ovos. Vários tipos de galinhas colocarão cerca de um ovo a cada dois dias. Se você tem um vizinho que não está muito animado com o seu galinheiro, compartilhe seus ovos e ele provavelmente vai passar a gostar da sua criação. Pode ser necessário limpar os ovos levemente antes de consumi-los -- use uma mistura de uma parte de água e outra de vinagre para higienizá-los. Não mergulhe os ovos em vinagre, pois isso enfraquece as cascas e deixa os ovos suscetíveis a bactérias e infecções.

Dicas & Advertências

  • Confira com fazendeiros locais se eles têm dicas sobre como criar galinhas em sua região. Pode ser até que você possa comprar pintos de um criador local.
  • Alguns viveiros só aceitam um mínimo de 25 pintos por pedido, então se você quiser encomendar aves deles, tente perguntar pela sua vizinhança. Alguns de seus vizinhos podem também querer criar galinhas, e você pode dividir um pedido.
  • Avise aos seus vizinhos que você pretende começar a criar galinhas, para evitar aborrecimentos.
  • As galinhas vão devorar frutas e vegetais cultivados em seu jardim, então mantenha-as bem seguras em uma área longe da tentação.
  • Deixe suas galinhas procurar por comida, se possível, e mantenha-as em uma área onde não fiquem confinadas. Lugares apertados podem levar a níveis excessivos de amônia e a uma vegetação devastada.
  • Mantenha predadores, incluindo cães e gatos domésticos, longe das galinhas o tempo inteiro.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível