on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como criar gráficos de barras para os resultados de um exame de Likert

Apresentar os resultados de uma pesquisa de forma precisa e clara é tão importante quanto conduzir bem o trabalho. Com uma boa apresentação, os resultados são informativos e esclarecedores. Apresentações ruins podem confundir e ameaçar sua credibilidade como pesquisador. O gráfico de barras são representações de interpretação fácil para dados de pesquisa. Ele pode comparar a frequência de resposta para os itens de um exame de Likert, que medem os níveis de respostas concordantes e discordantes de um tópico. A escala de Likert típica inclui repostas como "concorda fortemente", "concorda", "indiferente", "discorda" e "discorda fortemente".

Instruções

Um gráfico de barras bem feito pode fazer com que os resultados sejam acessíveis para seu público (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Junte os dados. O gráfico de barra representa valores discretos, não porcentagens. Use a soma bruta das respostas para cada item do gráfico.

    Loading...
  2. Crie o gráfico para cada item. Cada questão deve ser apresentada com seu próprio gráfico. Uma barra corresponde a cada possível resposta: "concorda fortemente", "concorda", "indiferente", "discorda" e "discorda fortemente".

  3. Faça uma escala de frequência em um eixo. Sempre inclua o zero e rotule os intervalos periódicos.

  4. Liste as possíveis respostas no outro eixo. É aí que as barras vão começar. As barras podem ser horizontais ou verticais, de modo que os eixos são intercambiáveis.

  5. Crie uma barra para cada resposta, representando sua frequência.

  6. Rotule cada gráfico com o nome do item de Likert medido. É preferível usar exatamente as mesmas palavras da questão.

  7. Repita o processo para cada item. Se possível, mantenha a mesma escala de frequência para cada gráfico, de modo que, ao vê-lo lado a lado, eles possam ser comparados igualmente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...