Como criar um grupo de apoio na sua comunidade

Escrito por jessica jones | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um grupo de apoio na sua comunidade
Os grupos de apoio são muito importantes para a comunidade (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Grupos de apoio são importantes para a comunidade porque eles oferecem um lugar seguro para aqueles que vivem problemas médicos ou emocionais possam socializar e se sentir mais aceitos. Há vários tipos de grupos de apoio, como lares para idosos, crianças e adolescente, para pessoas com deficiências físicas, e para aqueles que precisam de supervisão e cuidados durante o dia. Se você gostaria de fundar um grupo de apoio, considere as necessidades de sua comunidade e como um grupo de apoio poderia melhorar a vida daqueles que vivem ou fazem parte da comunidade.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de grupo de apoio

Considere quais são as pessoas que você gostaria de ajudar. Cuidar de idosos, jovens, crianças ou de adultos que precisam de supervisão durante o dia são alguns exemplos de atividades possíveis para grupos de apoio. Entre em contato com organizações de caridade na sua cidade e pergunte de qual tipo de ajuda as pessoas na sua comunidade precisam. Participe de reuniões sociais de sua cidade, faça algum trabalho voluntário em hospitais de caridade e peça opinião aos médicos profissionais.

Dar maior atenção aos grupos que têm menos recursos do que o desejado em sua comunidade permite que você comece negócios rentáveis ao mesmo tempo em que satisfaz as necessidades da comunidade. Entre em contato com o SEBRAE ou organizações de caridade (se pretende começar um grupo de apoio sem fins lucrativos).

Informações sobre licenciamento e certificação

Dependendo do grupo de apoio que você deseja criar, é preciso adquirir licenças, permissões ou profissionais qualificados como, por exemplo, licença da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros ou enfermeiros. Entre em contato com o órgão regulador para maiores informações.

Inspeções anuais pelo corpo de bombeiros ou companhias de seguro podem ser necessárias, principalmente se decidir que a sede do grupo de apoio será a sua casa. Locais alugados para o grupo de apoio também podem precisar de inspeções.

Planos de seguro cobrem estragos ao prédio em que o grupo está instalado, equipamentos que estejam dentro do prédio, veículos usados para atividades referentes ao grupo e gastos referentes a ações judiciais.

Organizações de caridade e sem fins lucrativos são registradas com o status de "sem fins lucrativos". Esse tipo de organização recebe benefícios fiscais como isenção de algumas taxas. Se você está operando algum grupo de apoio com fins lucrativos, registre como um negócio próprio, microempresa ou sociedade.

Plano de negócio para grupos de apoio

Crie um plano de negócios que defina sua visão do grupo de apoio. Inclua uma missão que destaque os objetivos do negócio assim como o tipo de cuidado que deseja oferecer àqueles que fizerem parte do grupo. Inclua os custos iniciais do negócio, planos de seguro e despesas com divulgação. Sabendo o quanto será gasto para começar o negócio é essencial pois facilita a compra de equipamentos, contratação de empregados e faz com que seu grupo fique de acordo com a lei e ajuda a passar nas inspeções.

Na última seção do plano de negócios, considere incluir o quanto você espera ganhar com o negócio no primeiro ano de operação. Isso é uma informação importante quando se planeja pedir empréstimos para o negócio ou se beneficiar de algum incentivo governamental.

Para ter um grupo de apoio de sucesso, preocupe-se em manter uma renda estável ao mesmo tempo em que oferece um serviço de qualidade aos que fazem parte do grupo. Um plano de negócios claro e objetivo que define exatamente os passos necessários para atingir os objetivos aumenta as chances de sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível