Mais
×

Como criar e hospedar um site de biblioteca virtual

Atualizado em 17 abril, 2017

Manter os usuários de uma biblioteca felizes às vezes significa pensar fora da caixa proverbial. Na cultura tecnológica obcecada de hoje, você deve ser capaz de chegar aos clientes existentes e potenciais além do edifício da biblioteca tradicional. Criar uma extensão virtual é uma maneira de fazer isso.

Instruções

Veja como hospedar um site de biblioteca virtual (Onlineüberweisung image by PhilK from Fotolia.com)
  1. Escolha o conteúdo com sabedoria. A diferença entre um site e uma biblioteca virtual é a qualidade do conteúdo. Expandir sua biblioteca fora do prédio tradicional é a chave para a exploração em clientes existentes e o desenvolvimento de novos. Certifique-se de que as fontes escolhidas para inclusão em sua biblioteca virtual sejam da mesma qualidade que você daria a seus clientes pessoalmente.

  2. Pratique boas técnicas de design implementando seu layout de biblioteca virtual, incluindo um layout simples, fontes e esquemas de cores familiares e páginas auto-explicativas. Tenha em mente que, se você criar esse site, os usuários o acessarão de locais remotos. Caso eles tenham um problema ou não entendam algo imediatamente, você não estará por perto para responder suas perguntas. Caso seu site seja muito complicado ou confuso, os usuários buscarão as informações desejadas em outros locais.

  3. Ofereça o máximo possível de recursos on-line, como "Atendimento on-line por um bibliotecário", bate-papo com um bibliotecário, e-mail para consultas de referência, registo do cartão de biblioteca on-line, boletins e blogs on-line, links para recursos da comunidade, ferramentas de referência como motores de busca e formulários de comentários e pesquisas.

  4. Avalie e melhore o seu site frequentemente, porque a internet está em constante evolução. Manter seus usuários satisfeitos significa manter-se atualizado sobre as últimas tendências da internet e incorporá-las em seu site conforme for apropriado.

  5. Convide os usuários a visitarem sua biblioteca pessoalmente. Poste seus horários e serviços bem visíveis. Você provavelmente conseguirá novos clientes nesse processo.

O que você precisa

  • Catálogo da biblioteca automatizado
  • Recursos de biblioteca on-line personalizados, como motores de busca e guias de estudo
  • Acesso à banco de dados para recursos on-line, como, por exemplo, livros e artigos on-line
  • Servidor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article