×
Loading ...

Como criar uma ilusão fantasmagórica para uma casa mal-assombrada

Um dos efeitos mais assustadores e impressionais em casas mal-assombradas são as ilusões fantasmagóricas, onde corpos ou cabeças espectrais parecem estar flutuando bem na sua frente. Embora este truque, também conhecido como Fantasma de Pepper, seja o truque por trás dos truques na Mansão Mal-Assombrada da Disney, ele é muito fácil de se criar por conta própria. A ilusão pode ser feita em uma janela frontal para assustar as pessoas que chegam à sua porta ou pode assombrar qualquer cômodo de sua casa.

Instruções

Crie sua própria ilusão fantasmagórica (Jonathan Fong)

    Criando a ilusão em um cômodo

  1. Primeiro, será preciso criar um vídeo de uma cabeça fantasmagórica (veja um exemplo em: http://youtu.be/hboWflzRZac). Fique na frente de um fundo preto feito de tecido e enrole mais tecido preto em volta de seu corpo para que apenas a sua cabeça fique visível. Posicione uma lanterna embaixo de sua cabeça e acenda-a em seu rosto. Desligue as luzes do cômodo e ligue a câmera. As sombras extremas criadas pela lanterna farão com que seu rosto fique diabólico. Mova a cabeça para os lados enquanto estiver filmando para que o efeito fantasmagórico tenha bastante movimento.

    Loading...
    Faça o vídeo fantasma (Jonathan Fong)
  2. Esta ilusão funciona muito bem em uma porta, para que as pessoas sejam assustadas enquanto andam de um cômodo para o outro em sua casa mal-assombrada. Coloque uma mesa na porta e posicione um notebook ou TV bem à esquerda, para que a tela esteja virada para a direita. É uma boa ideia colocar a tela sobre uma pilha de livros, para que a imagem fantasmagórica fique acima da altura da mesa.

    Posicione seu notebook (Jonathan Fong)
  3. O segredo desta ilusão é o reflexo na superfície transparente, e é pra isso que serve o acrílico. Um pedaço de acrílico em um porta-retratos é mais fácil de manusear do que uma folha inteira de acrílico, e provavelmente já tem um em casa. Posicione o acrílico a um ângulo de 45 graus da tela ou do notebook. Firme-o no lugar com pilhas de livros pesados dos dois lados para que não caia. Ligue o vídeo e verá a imagem fantasmagórica refletida no acrílico. Ajuste o notebook ou o acrílico conforme for necessário para que a imagem fique exatamente onde queira.

    Posicione o acrílico emoldurado a um ângulo de 45 graus (Jonathan Fong)
  4. Cubra os livros e o teclado do laptop com tecido preto para que esses truques fiquem escondidos.

    Cubra os livros e o teclado (Jonathan Fong)
  5. Emoldure a porta com mais tecido preto para esconder as bordas da moldura com o acrílico e a existência da tela do notebook. O tecido pode ser pendurado em um varão colocado sobre a porta ou com tachinhas.

    Emoldure a porta com tecido preto (Jonathan Fong)
  6. Ligue o vídeo e o fantasma vai aparecer entre as cortinas. Brinque com a iluminação no cômodo; se ele estiver escuro, os visitantes só verão a cabeça. Mas quando ele está iluminado, pode ficar ainda mais assustador, pois a cabeça vai parecer estar flutuando no cômodo.

    Ligue o vídeo para o fantasma aparecer (Jonathan Fong)

    Criando a ilusão em uma janela

  1. Se estiver criando a ilusão fantasmagórica na janela da frente de casa, o conceito por trás do truque é o mesmo, mas a posição do notebook/TV e do acrílico são diferentes. Coloque a tela virada em direção ao teto, sobre uma pilha de livros ou uma caixa para deixá-la mais alta e fazer com que a imagem do fantasma fique mais alta e mais visível.

    Posicione o notebook com a tela virada para o teto (Jonathan Fong)
  2. Coloque uma mesa atrás do notebook, de forma que ela não bloqueie a tela que está virada para o teto.

    Coloque uma mesa atrás do notebook (Jonathan Fong)
  3. Posicione o acrílico sobre a tela, apoiando a parte superior dele contra a janela e firmando a parte inferior com um tijolo pesado para que ele não deslize. O acrílico deve estar a um ângulo de aproximadamente 45 graus, mas olhe do lado de fora para ver onde a imagem está e ajuste a altura da tela e o ângulo do acrílico até estar satisfeito com a posição da cabeça fantasmagórica.

    Coloque o acrílico inclinado sobre a tela (Jonathan Fong)
  4. Esconda o notebook, a mesa e a moldura do acrílico pendurando tecido preto na janela, mas sem cobrir a imagem refletida do fantasma. Também é possível cobrir a mesa e o tijolo com mais tecido, mas se as luzes de dentro da casa estiverem apagadas, eles provavelmente não serão vistos.

    Pendure tecido preto na janela (Jonathan Fong)
  5. Colocar esta ilusão na janela da frente de casa envolve reflexos que podem interferir na imagem fantasmagórica, como as luzes do jardim. Por isso, tente apagar quaisquer luzes que possam refletir no vidro da janela. Desligar as luzes internas próximas da janela também ajudará a reduzir os reflexos. Agora, prepare-se para assustar todo mundo em sua vizinhança. E lembre-se de que a imagem do fantasma é apenas um truque — se isso for ajudá-lo a dormir à noite.

    Reduza os reflexos na janela para assustar ainda mais as pessoas (Jonathan Fong)
Loading...

Dicas

  • Deixe o vídeo repetindo para que ele se mova continuamente. Adicione voz e efeitos sonoros, se desejar.
  • Quanto maior for a tela utilizada, maior será a aparição.
  • É possível fazer um vídeo com o corpo todo também, mas a imagem do fantasma será proporcionalmente menor. Por isso, é recomendado filmar apenas a cabeça.

Aviso

  • Tenha cuidado ao manusear o acrílico, pois as bordas podem ser afiadas.

O que você precisa

  • Vídeo de uma aparição fantasmagórica
  • TV ou notebook
  • Moldura grande de acrílico
  • Livros pesados
  • Tecido preto

Referências

Loading ...
Loading ...