Como criar um índice de matérias para um jornal

Escrito por contributing writer | Traduzido por guilherme rocha
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Como criar um índice de matérias para um jornal
Aprenda a fazer um índice para seu trabalho acadêmico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Criar um índice é uma excelente maneira de apresentar seu trabalho acadêmico de maneira organizada. Ele também é extremamente útil, pois ajuda o leitor a encontrar o que está procurando em seu texto. Criar um índice não é muito difícil, mas requer algumas habilidades em programas de processamento de texto que vão além de simplesmente alterar a aparência de um texto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Termine o esboço de seu trabalho acadêmico. Mesmo se o número de páginas mudar, você não vai alterar os títulos enquanto cria seu índice.

  2. 2

    Crie uma página em branco entre a página do título e o resto do trabalho. Use uma quebra de página, se seu processador de texto tem esta função, ao clicar no menu "Inserir" e em seguida "Quebra". Desta forma, se sua tabela passar de uma página, o trabalho automaticamente vai para a página seguinte, criando mais uma página livre. O índice não é numerado, a não ser que você queira que ele seja. Se há uma introdução cujos números das páginas estão em um sistema diferente daquele usado para o resto do trabalho, como em algarismos romanos, talvez seja uma boa ideia colocar o índice logo em seguida. Inclua a introdução como o primeiro capítulo ou seção de seu índice.

  3. 3

    Decida que fonte você quer usar em seu índice. Se você quiser usar uma fonte diferente no índice, não escolha uma fonte que fuja muito daquela usada no trabalho, como se você estivesse buscando algo esteticamente bonito. Se você escreveu seu trabalho na fonte Times New Roman e escolheu Arial para seu índice, seu trabalho parecerá estranho e pouco profissional.

  4. 4

    Escreva "Índice" no alto da página, centralizado. Escreva seu índice primeiramente como um esboço. Se você ainda não acabou seu trabalho, o número de páginas dele provavelmente seguirá mudando, e você ficará frustrado em ter que mudar a numeração toda a hora no índice.

  5. 5

    Divida o resto da página em duas ao criar uma tabela com duas colunas e uma fileira. Edite as propriedades da tabela para que a margem fique invisível na hora da impressão. Escreva os títulos de cada seção e subseção na coluna da esquerda.

  6. 6

    Grave os números das páginas para cada seção e escreva-as na coluna direita da tabela, assim que você tiver a versão final de seu trabalho.

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