Como criar um jardim na sacada

Escrito por richard sweeney | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um jardim na sacada
Os vasos requerem uma manutenção especial, mas permitem o estabelecimento de um jardim em qualquer lugar (Public Domain)

Nem todo mundo tem dinheiro o suficiente para ter uma área de jardim, especialmente em áreas urbanas. Entretanto, se você possui uma sacada, você mesmo pode criar o seu próprio retiro de jardim, ainda que ele fique bem acima do solo. As sacadas são frequentemente o alvo de movimentações climáticas intensas e ventos fortes e, portanto, nelas devem ser tomadas precauções especiais. Não desanime — siga algumas dicas e você poderá construir um jardim na sacada com sucesso.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sacada
  • Vasos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como criar um jardim na sacada

  1. 1

    Verifique a construção da sacada pois, além do peso das plantas, é importante considerar o adicional que será necessário para os vasos e a terra. Antes de começar, você deverá descobrir nas especificações do prédio a quantidade de peso que a sacada pode suportar de forma segura, não esquecendo de que, se você ou outros planejarem utilizar a sacada, deverá ser também incluído o peso relativo. Nunca exceda as recomendações de segurança do prédio.

  2. 2

    Decida se será preciso colocar uma cobertura no chão, já que, se o chão não for bonito ou não estiver acabado, você provavelmente irá querer colocar um piso novo. Pode ser tentador esperar para trocar o piso, mas é muito mais fácil fazer isso no começo do projeto. Escolha materiais que sejam resistentes às condições climáticas e os mais leves possível, podendo levar em consideração o deque de madeira serrada tratada à pressão de boa qualidade, pois ele é esteticamente bonito e não tão caro, sendo também confortável para sentar-se.

  3. 3

    Use o espaço ao máximo. Na maioria das sacadas, o espaço disponível é limitado e, portanto, é recomendado que você faça uso de todas as superfícies disponíveis, incluindo as paredes e grades. Se a sua sacada recebe muito vento, pode ser uma boa ideia instalar algum tipo de quebra-vento, como uma tela ou parede, pois quanto mais abrigada dos fenômenos extremos da natureza ela estiver, maior será a variedade de plantas que poderão ser nela colocadas. Lembre-se ainda de verificar qual a quantidade de exposição ao sol que se adéqua melhor às suas plantas. Os vasos e as cestas suspensas também podem ser utilizados para aumentar a área de plantio vertical, mas certifique-se de que eles estejam firmes na parede.

  4. 4

    Seja criativo nas superfícies horizontais. Por elas poderem ser limitadas, use o máximo que puder, adicionando um grupo de plantas envasadas com perenes robustas ou árvores resistentes ao vento. Felizmente, os avanços da modernidade criaram vasos que se parecem com metal ou pedras pesadas, mas que são feitos de materiais plásticos fortes, porém leves.

  5. 5

    Escolha plantas que se deem bem em sacadas. A forma mais rápida de dar a uma sacada um visual de plantas já estabelecidas é adicionar arbustos grandes, que poderão ser bem caros, mas cujo efeito vale o gasto. Se você estiver com o orçamento apertado ou o acesso risca definitivamente a colocação de plantas grandes, considere cultivar um hibisco. Eles possuem um preço razoável e uma planta pequena crescerá rapidamente, produzindo folhas vistosas e grandes todos os anos.

  6. 6

    Ajeite os vasos para criar um efeito, pois até mesmo uma planta solitária pode ser exibida em um grande ponto focal. Organizando-se uma quantidade de vasos misturados, pode-se criar um efeito de volume. Crie um visual atrativo usando vasos de alturas e larguras variadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível