Como criar um jogo com o Java Swing

Escrito por mike wallace | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um jogo com o Java Swing
Jogos podem ser criados utilizando o Java Swing framework (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Os jogos são aplicações de computador incrivelmente populares projetados para entreter. Muitos jogos modernos requerem uma equipe de programadores experientes e anos para concluir. Você pode criar um jogo básico utilizando o Java Swing framework, que permite desenvolver aplicações gráficas que rodem no Windows e são interagidas com o mouse. Um jogo simples que pode ser feito em um dia é o da concha, o qual pede que o jogador adivinhe qual concha contém o símbolo. Caso o jogador adivinhe, ele vence.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de Desenvolvimento de Software Java (SDK) com um Ambiente Integrado para Desenvolvimento de Software (IDE) da NetBeans

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Carregue o IDE da NetBeans clicano no ícone. Ao abrir o programa, navegue para "New/New Project" e selecione "Java Desktop Application" na lista do lado direito da tela. Uma janela de nova aplicação aparecerá no editor. Na direita dessa janela, haverá uma caixa de ferramentas chamada "Palette".

  2. 2

    Localize o item chamado "Button" na "Palette". Esse botão representará uma concha única. Quando o jogador clicar nela, o jogo determinará se a concha contém ou não o símbolo.

  3. 3

    Clique no item "Button" e mova o cursor do mouse sobre a janela da aplicação no editor de visual. Clique na janela para posicionar o botão. Repita esse processo duas vezes para posicionar três botões ou "conchas".

  4. 4

    Dê um clique duplo no texto de cada botão e renomeie-os como "Concha 1", "Concha 2" e "Concha 3".

  5. 5

    Dê um clique com o botão direito em um dos botões e selecione "Properties" no menu que aparecer. A página de propriedades aparecerá. Essa página lista todas as propriedades do botão. Existe uma propriedade de ações no topo da página, com o nome "Action". Na extrema direita há um botão com uma elipse. Clique nele para abrir a janela de ações.

  6. 6

    Clique no menu que desce sob o título "Action" e selecione " Create new action".

  7. 7

    Digite o seguinte sob o cabeçalho "Action Heading", que se encontra algumas linhas abaixo do cabeçalho que diz "Action":

    pickShell

  8. 8

    Pressione o botão "OK" para criar uma nova ação. Cada vez que o botão for clicado, a ação "pickShell" é invocada. A visão automaticamente te leva para o código fonte do arquivo que lida com a ação "pickShell". O código se parece com isso:

    public void pickShell() {}

  9. 9

    Escreva algumas linhas de código que determinarão se o clique do botão escolheu a concha correta. Você conseguirá isso criando um gerador de números aleatórios que escolhe um número entre 0 e 2. Caso o número seja zero, o símbolo foi encontrado e o jogador venceu. Isso dá uma chance em três de vencer, o que é similar ao jogo real das conchas. Para criar um novo objeto aleatório "random", escreva o seguinte entre as os colchetes do método "pickShell":

    Random rng = new Random();

  10. 10

    Escreva o seguinte para escolher um número entre 0 e 2. Posicione essa linha diretamente abaixo da escrita do passo anterior:

    int result = rng.nextInt(2);

  11. 11

    Teste para ver se o número aleatório é igual a 0. Escreva a seguinte mensagem "if" ("se") para detectar a condição de vencedor:

    if(result == 0) { System.out.println("Vencedor!"); }

  12. 12

    Escreva a seguinte mensagem "else" ("se não") para declarar que o jogador perdeu:

    else { System.out.println("Desculpe! Tente novamente."); }

  13. 13

    Clique no item do menu "View" nocalizado no topo do IDE da NetBeans. Selecione "Editors" no menu que aparecerá e então selecione "Design" no sub-menu. O código fonte desaparecerá e a tela da aplicação voltará.

  14. 14

    Dê um clique com o botão direito em um dos outros botões. Selecione "Properties" para abrir a página de propriedades. Clique na seta à direita de "Actions" para abrir uma lista de itens. Selecione "pickShell" nessa lista e pressione o botão "OK".

  15. 15

    Repita o passo anterior para o último botão.

  16. 16

    Execute o programa pressionando a tecla "F6". Uma janela aparecerá e ela possui três botões. Clique em um deles para tentar encontrar o símbolo. Caso escolha corretamente, uma mensagem aparecerá dizendo "Vencedor!"; caso perca, uma mensagem dizendo "Desculpe! Tente novamente" aparecerá.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível