Como criar um jogo de matemática para alunos do 4º ano

Escrito por abby slutsky | Traduzido por carla yoshida
Como criar um jogo de matemática para alunos do 4º ano

Os jogos matemáticos para quarto ano fazem da prática uma diversão

math image by jaddingt from Fotolia.com

Os alunos do quarto ano são grandes o suficiente para se concentrarem por toda aula de matemática. No entanto, são novos o suficiente para perderem o interesse quando não estiverem engajados. Os jogos de matemática podem motivar as crianças a se manterem na proposta e são baratos e fáceis de serem feitos. Além disso, pais e professores podem usar os jogos de matemática para ajudar os alunos do quarto ano a aprenderem conceitos e reforçá-los. Como muitos possuem interesse competitivo, eles gostarão de jogar em vez de fazer exercícios tediosos de matemática. Uma vez criado os jogos matemáticos, é possível usá-los frequentemente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Papel cartão
  • Marcadores
  • Tesouras
  • Dado
  • Papel com linhas
  • Máquina plastificadora

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Instruções

    Criando jogos matemáticos

  1. 1

    Identifique o conceito que deseja trabalhar com o jogo. Revise o nível do quarto ano antes de criar um jogo que o reforce apropriadamente. Alguns dos conceitos são a adição e a subtração de números grandes, bem como a multiplicação e divisão, usando frações e decimais e comparando resultados.

  2. 2

    Prepare um jogo de quadro. Use um pedaço grande de papel cartão. Crie um caminho serpentina de quadrados conectados, de tamanhos aproximados de 5 cm. Coloque a palavra "início" no primeiro quadrado e a palavra "final" no último.

  3. 3

    Use cartões fichários para escrever problemas que as crianças devem resolver quando for a vez delas. Escreva um problema em cada cartão e coloque-os virados para baixo.

  4. 4

    Crie pedaços de jogos. Corte quatro tiras de diferentes cores de papel cartão de aproximadamente 2,5 cm de comprimento e 1,0 cm de largura. Dobre cada tira ao meio e posicione-as com as pontas para baixo, parecendo pequenas cabanas.

  5. 5

    Escreva direções para incluir no jogo. Determine uma atividade que acontecer para cada número tirado no dado. Por exemplo, tirar o número um, dois ou três requer que o jogador desenhe aquele número de cartas e resolva-os antes de mover um, dois ou três espaços. O número quatro requer que um jogador deixe de jogar. O cinco requer que o jogador resolva um problema e adicione cinco à resposta, e o seis o jogador deverá recuar um espaço.

  6. 6

    Indique o que acontece se um jogador resolver o problema incorretamente. Os jogadores que resolverem de forma errada o problema voltarão duas casas.

  7. 7

    Plastifique o jogo. Guarde as peças, cartões de problemas e direções em um saco que possa ser selado.

Dicas & Advertências

  • Crie diferentes conjuntos de problemas para modificar o jogo em diferente níveis.
  • Se o tempo é curto, use um jogo impresso em vez de criar o seu.
  • Tente agrupar alunos de níveis similares para jogarem. Isso evitará a frustração e tornará o jogo mais divertido.

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