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Como criar um jogo de tabuleiro de probabilidade matemática

Atualizado em 20 julho, 2017

O conceito de probabilidade é, às vezes, difícil para os alunos compreenderem. É um termo matemático que expressa a probabilidade de um evento ocorrer. Por exemplo, se você girar uma roleta divida em quatro partes iguais (vermelha, verde, azul, amarela), a probabilidade do ponteiro parar na parte amarela é de 1/4. Uma boa maneira de ensinar esse conceito aos alunos do Ensino Fundamental são os jogos. Mesmo tendo várias versões de jogos no mercado, criar o seu é uma opção que vale ser explorada e deixa a possibilidade de fazer ajustes, se eles forem necessários. Um jogo de tabuleiro simples pode ser adaptado para os alunos mais velhos, basta mudar as perguntas nas cartas.

Instruções

Jogos são uma ótima ferramenta de ensino (moving image by studio vision1 from Fotolia.com)
  1. Com uma serra ou uma tesoura, corte um pedaço de madeira compensada ou papelão do tamanho do tabuleiro que você quer. O papelão é mais flexível e pode ser dobrado para guardar. Lembre-se de manter um tamanho razoável para fins de armazenagem.

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  2. Crie um projeto para o tabuleiro, com desenho à mão ou feito no computador. A maioria dos tabuleiros de jogos tem um caminho a seguir. Deve haver casas para o início e para o fim e partes divididas igualmente. Esses espaços serão o lugar em que as peças ficarão durante o jogo e vão marcar a posição correta no tabuleiro. Deve haver um espaço vazio ou retangular para deixar as cartas. Para deixar o tabuleiro mais atraente e interessante, adicione cliparts, fotos de revistas ou desenhos. Outra característica que pode ser adicionada são os espaços de "Perdeu a vez", "Ande 3 casas" ou "Volte 3 casas", o que deixa o jogo ainda mais interessante. Use uma régua para garantir que todas as linhas e espaços sejam divididos igualmente. Cole o projeto final na placa.

  3. Para criar as peças do jogo, encontre um clipart que combine no processador de texto. Imprima-o e cole-o em cartolina ou em um papel mais grosso, como o papelão de caixas de cereal e de biscoitos. Certifique-se de que as peças que você selecionou caibam nos espaços do projeto no tabuleiro. Se não, meça e imprima novamente. As cartas do jogo podem ser feitas de cartões do tipo "index" cortados ao meio. Escreva ou digite um problema de probabilidade em cada carta. Por exemplo, "Julia acordou sem energia e mesmo assim teve que se arrumar para a escola. Sua gaveta tinha três meias vermelhas, cinco azuis e oito brancas. Qual a probabilidade dela pegar duas meias da mesma cor nas duas primeiras tentativas?" Enumere as cartas no canto inferior direito para combinar com a folha de respostas.

  4. Usando os números do canto inferior direito das cartas, crie uma folha de resposta correspondente para os outros jogadores verificarem durante o jogo. Para maior durabilidade, plastifique as peças do jogo, a folha de resposta e as cartas. Reúna dois dados, que serão usados para determinar o número de casas que o jogador vai andar se responder corretamente, e coloque todos os materiais em um saquinho para guardar.

  5. Como em qualquer outro jogo, deve haver um conjunto de regras claras. Crie uma folha de instruções claras para os jogadores, incluindo informações sobre como configurar o tabuleiro para o jogo, como mover pelas casas, o que as casas especiais significam e o que acontece se o jogador errar a resposta. Por exemplo, ao responder corretamente, você joga de novo, e ao errar você não anda. Ao terminar a folha de instruções, jogue com um amigo e certifique-se de que as instruções estejam claras, pois você poderá fazer mudanças necessárias antes de mostrar o jogo aos alunos.

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O que você precisa

  • Papelão ou madeira compensada
  • Marcadores, papel, lápis e outras ferramentas de desenho
  • Régua
  • Tesoura ou serra
  • Cola
  • Cartões
  • Papel laminado
  • Saquinhos
  • Dados

Referências

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