Como criar linhas curvas no Inkscape

Escrito por amber viescas | Traduzido por guilherme carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar linhas curvas no Inkscape
Você pode criar essas curvas, definindo os pontos e as alças, ou você pode usar a ferramenta "Freehand" (mão livre) para desenhar uma curva usando o mouse (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Inkscape é um programa de gráficos vetoriais que permite que você crie imagens, definindo componentes individuais - tais como linhas, círculos e quadrados - em vez de alterar uma tela em branco. No Inkscape, as linhas são definidas por uma série de nós. As linhas curvas, também chamados de "curvas de Bezier," são as linhas que contêm quatro pontos: dois nós finais que definem a linha e dois pontos que definem a própria curva. Estes são chamados de "alças" no Inkscape. Você pode criar essas curvas, definindo os pontos e as alças, ou você pode usar a ferramenta "Freehand" (mão livre) para desenhar uma curva usando o mouse.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Usando a ferramenta "Bézier Curve" (curva de Bézier)

  1. 1

    Clique no botão da ferramenta "Bezier Curve" (Curva de Bézier) no lado esquerdo da tela. Este botão tem um ícone de uma caneta esferográfica azul e fina. Quando você passa o mouse sobre o botão, a dica de ferramenta deve ler "Draw Bezier Curve" (Desenhar curva de Bézier) ou "Draw Bezier Curves and Straight Lines"(desenhar curvas de Bézier e linhas retas).

  2. 2

    Clique em algum lugar da tela Inkscape para colocar o primeiro nó final.

  3. 3

    Clique em outro lugar da tela para colocar o segundo nó final. Pressione "Enter" para finalizar os "endpoints" (nós finais).

  4. 4

    Clique no botão "Editar Path" no lado esquerdo, que exibe uma imagem de um triângulo preto e uma linha curva com três nós.

  5. 5

    Clique e arraste a linha que você criou anteriormente para alterar a curva. Para controlar individualmente a curva associada a cada ponto final, clique em um dos nós - os pequenos diamantes cinzas - e alças da linha aparecerão. As alças aparecem como círculos vazios com uma linha azul-claro que os conecta a um nó. Clique e arraste as alças para alterar a curva da linha.

    Usando a ferramenta Freehand

  1. 1

    Clique no botão da ferramenta "Freehand" (mão livre), no lado esquerdo da janela do Inkscape. Este botão mostra um lápis amarelo desenhando uma linha curva.

  2. 2

    Defina o valor de "alisamento" da ferramenta na parte superior da tela. Este valor é um número de 1 a 100, que determina quão perto o programa segue seus movimentos. Com um valor de "1", a linha que você criar será quase exatamente o mesmo igual ao que você desenhar na tela, e a linha resultante pode conter centenas de segmentos de linha. Em valores mais elevados, o programa suaviza as curvas e diminui o número total de segmentos de linha.

  3. 3

    Clique e segure o botão do mouse sobre a tela para desenhar a curva. Solte o botão para parar de desenhar a curva.

  4. 4

    Ajuste a curva usando a ferramenta "Editar Caminho" no lado esquerdo da janela. Clique e arraste os nós para movê-los. Clique em um nó para mudar suas alças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível