Como criar uma lista segura no SquidGuard

Escrito por chris hoffman Google | Traduzido por thomas anderson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar uma lista segura no SquidGuard
O SquidGuard permite que você tenha controle dos sites acessados em sua rede (internet - eingabefeld internet http://www image by pmphoto from Fotolia.com)

O SquidGuard é uma extensão de filtro de internet para o servidor de proxy Squid. Você poderá usar o SquidGuard para bloquear sites inapropriados em sua rede. Em alguns casos, um site ao qual você deseja permitir acesso pode estar presente na lista negra. Você poderá fazer uma lista segura e adicionar esses domínios a ela de forma a permitir acesso a eles. Os domínios que estiverem contidos na lista segura não serão bloqueados, mesmo se estiverem presentes nas listas de restrições (ou listas negras) do SquidGuard. Esse software aceita tanto listas de domínios (que especificam sites inteiros) quanto de URLs (que discriminam páginas da internet específicas).

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra uma janela do terminal no sistema em que estiver rodando o SquidGuard selecionando o atalho "Terminal" no menu de aplicações gráficas da área de trabalho. Você pode acessá-la, ainda, conectando-se com seu nome de usuário e senha no terminal rápido de login.

  2. 2

    Torne-se o usuário "root" digitando "su" no terminal e pressionando a tecla enter ou então digitando "sudo su" no Ubuntu.

  3. 3

    Digite a senha do "root" no campo de senhas e pressione "Enter".

  4. 4

    Abra o arquivo de configurações do SquidGuard digitando "nano /usr/local/squidGuard/squidGuard.conf" no terminal e "Enter" ao final.

  5. 5

    Observe o caminho após a opção "dbhome" no início do arquivo de configuração, que é "/usr/local/squidGuard/db" por padrão.

  6. 6

    Adicione o seguinte texto ao arquivo de configuração:

    dest white { domainlist white/domains urllist white/urls }

  7. 7

    Localize a seção no arquivo de configuração que começa com "acl" e adicione "white" após "pass". Por exemplo, a seção deve se parecer com a seguinte:

    acl { default { pass white !blacklist !blocked all redirect http://localhost/block.html } }

  8. 8

    Pressione "Ctrl" e "O" ao mesmo tempo e aperte "Enter" para salvar o arquivo, daí tecle "Ctrl" e "X" simultaneamente para fechar o Nano.

  9. 9

    Digite "nano /usr/local/squidGuard/db/white/domains" no terminal e pressione "Enter" para criar um arquivo de lista de domínios seguros. Se o diretório do dbhome do arquivo de configuração estiver apontando para outro endereço, digite-o no formato "dbhome/white/domains".

  10. 10

    Adicione os domínios listados ao arquivo de texto com um domínio por linha. Os domínios podem estar no formato "www.exemplo.com" para liberar os principais sites ou ".exemplo.com" para permitir todos os subdomínios do site.

  11. 11

    Pressione "Ctrl" e "O" ao mesmo tempo e, então, "Enter" para salvar o arquivo da lista de domínios. Daí, pressione "Ctrl" e "X" simultaneamente para fechar o editor de texto.

  12. 12

    Digite “nano /usr/local/squidGuard/db/white/urls” no terminal e pressione "Enter" para criar o arquivo de listas de URL. Se o diretório dbhome estiver em um local diferente, digite o local no seguinte formato: "dbhome/white/urls".

  13. 13

    Adicione as URLs listadas ao arquivo de texto com uma URL em cada linha. Digite a URL completa no formulário "exemplo.com/diretorio/pagina.html".

  14. 14

    Pressione "Ctrl" e "O" ao mesmo tempo e, então, "Enter" para salvar o arquivo de listas de URL; então, pressione "Ctrl" e "X" ao mesmo tempo para sair do editor de texto.

  15. 15

    Reinicie o Squid se ele estiver rodando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível