Como criar uma lista de verificação para a inspeção de um caminhão trator

Escrito por cody sorensen | Traduzido por guilherme rocha
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Como criar uma lista de verificação para a inspeção de um caminhão trator
Um caminhão tem diversas áreas fundamentais que precisam de vistoria de rotina (Truck image by JASON WINTER from Fotolia.com)

O grau de segurança de uma empresa de transportes rodoviários depende muito do desempenho da mecânica de uma frota de caminhões e de seus motoristas nas vistorias anteriores e posteriores às viagens. Uma lista pode ser feita para ajudar na inspeção de segurança à qual o caminhão será submetido no Departamento de Transporte. Esta lista deve ser baseada no formato usado de fato pelo Departamento de Transporte para garantir que ela esteja em conformidade com a legislação vigente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Lista de verificação com espaço para marcar "sim" ou "não"
  • Calibrador de pneus
  • Bomba de mão

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra um documento no Word e no alto da página escreva "Lista de Verificação". Escreva que cada mecânico ou motorista é responsável por fazer essa inspeção todos os dias, e que ela deve ser entregue completamente preenchida e assinada pelo inspetor. Coloque os seguintes passos na lista.

  2. 2

    Inspecione a frente do caminhão. Confira os faróis e as setas para ver se estão funcionando, se estão montados de maneira segura e se podem ser vistos claramente. Confira os limpadores de para-brisa para ver se estão funcionando, e verifique se há água no limpador.

  3. 3

    Verifique a parte frontal direita e esquerda do caminhão. Veja a banda de rodagem dos pneus dianteiros. Confira os aros para ver se há rachaduras ou parafusos soltos. Procure vazamentos de óleo. Veja se as laterais dos pneus sofreram algum tipo de dano, no lado de dentro ou de fora. Confira a pressão dos pneus na calibragem.

  4. 4

    Inspecione os tanques de ambos os lados do caminhão para conferir se há vazamento de combustível ou alguma mangueira rompida. Veja se os suportes dos tanques estão em perfeitas condições. Confira o sistema de exaustão para ver se há algum vazamento ou partes soltas no sistema.

  5. 5

    Confira ambos os lados da parte traseira do caminhão. Verifique as rodas, os aros, os eixos da roda e os pneus, como no passo 3. Inspecione a quinta roda e confira se ela tem lubrificante suficiente e se o pino que a segura está firme. Veja se ela está bem presa e se as linhas de ar estão intactas e não estão resvalando em alguma parte do quadro. Veja se as luzes traseiras do caminhão (freio e setas) estão funcionando corretamente.

  6. 6

    Inspecione o eixo de direção em ambos os lados do caminhão. Veja a suspensão dianteira de ambos os lados e certifique-se de que não há partes soltas, danificadas ou faltando. Confira o eixo dianteiro, o quadro e a montagem do quadro. Verifique o freio dianteiro de ambos os lados e ajuste-os aos limites legais. Veja a haste de depressão e o braço Pitman e confira se há algum desgaste excessivo.

  7. 7

    Inspecione os eixos dois e três. Confira a suspensão em ambos os lados. Verifique e ajuste os freios. Inspecione os freios S da haste de depressão em ambos os lados. Confira se há óleo vazando dos freios devido a uma má vedação da roda.

  8. 8

    Confira o ajuste do freio para garantir que a pressão de ar no sistema está em 90 a 100 p.s.i. Veja se há linhas de ar ou câmaras de freio vazando quando os freios são acionados.

  9. 9

    Teste a taxa de perda de ar enquanto o motor está ocioso. Pressione o pedal de freio e veja se o ar no sistema permanece entre 80 e 90 p.s.i.

  10. 10

    Veja se o dispositivo de alerta de baixa pressão de ar está funcionando ao pressionar o freio e observar a pressão do ar no painel enquanto a ignição está acionada. A advertência aparecerá quando a pressão de ar estiver abaixo de 55 p.s.i.

  11. 11

    Inspecione o sistema de proteção do caminhão. Esse procedimento testa tanto a válvula de proteção do veículo quanto os freios de emergência. Pressione os freios até o botão de proteção do caminhão no painel sumir e o freio emergencial funcionar.

  12. 12

    Inspecione o alinhamento do volante. Se ele tem mais de 7,5 cm a partir do volante marcando meio-dia, em qualquer uma das direções, é hora de fazer ajustes. Faça isso com o motor ligado e as rodas retas.

  13. 13

    Se o caminhão tem um reboque ligado a ele, confira o movimento da quinta roda. Ela não deve escorregar nem para a frente nem para trás quando o veículo se move.

  14. 14

    Imprima diversas cópias deste documento e use como uma lista de inspeção para cada caminhão da frota. A lista pode ser usada para verificações antes ou depois de cada viagem.

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