Como criar um mapa conceitual para uma redação

Escrito por vanessa knight | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um mapa conceitual para uma redação
O mapa conceitual ajuda a organizar seu processo de escrita (process flow image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Criar um mapa conceitual para uma redação ajuda a acelerar o processo de escrita, permitindo ver suas ideias de uma vez só. Um mapa conceitual é uma representação visual da sua redação, estruturada em um formato gráfico, contendo frases com suas ideias, pesquisas e afirmações. O mapa será organizado em três seções principais: introdução, corpo e conclusão. Cada seção tem seu próprio conjunto de caixas ou bolhas que armazenam ideias. As ideias são ligadas a outras caixas/bolhas, contendo palavras ou frases que serão expandidas. O corpo do mapa conceitual se expande em uma espécie de aranha ou árvore.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel sulfite
  • Caneta ou lápis
  • Marcadores coloridos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Decida que tipo de mapa conceitual você vai usar. Existem quatro tipos de mapas: aranha, hierárquica, fluxograma e o conceito de mapa de sistemas. O mapa de aranha deve conter a ideia central no meio da página, onde as ideias de apoio irão se expandir ao redor dela. A hierárquica coloca as ideias e informações importantes no topo da página. O fluxograma, estrutura as ideias e informações em um estilo linear. O de sistemas, estrutura ideias e informações em um fluxograma que inclui respostas condicionadas, ou entradas e saídas de respostas. Esse conceito de mapa de sistemas, depende da ideia que você quer colocar no mapa. Existem tipos de mapas que levam uma abordagem mais detalhada.

  2. 2

    Escolha o tema principal ou a ideia que você quer escrever. Por exemplo, organize essas ideias usando o mapa conceitual de aranha. Escreva o seu tema principal em uma bolha e coloque no centro da página. Lembre-se que cada bolha deve ter setas apontando para cada ideia de suporte, enquanto as ideias mais importantes estarão mais próximas das bolhas no centro da página.

  3. 3

    Faça um brainstorm (debate dinâmico) de todas as ideias que se relacionam com o seu tema principal. Escreva elas nas bolhas que se ramificam a partir do tema principal. Desenhe mais bolhas para conectar aos subtemas e anote ideias, frases ou pesquisas que as descrevam.

  4. 4

    Redesenhe as bolhas com as mesmas ideias em uma segunda página, para que elas se encaixem nas três seções principais que organizarão sua redação: introdução, corpo e conclusão. Essas seções deverão estar na segunda página do seu mapa conceitual. Use todas as ideias e informações de apoio nas bolhas para explicar e introduzir o tema na seção de introdução. Desenhe bolhas contendo ideias e pesquisas no corpo da página. Essas bolhas se expandirão a partir do seu tema principal e levarão a uma explicação detalhada das principais ideias da sua redação. Essa seção do mapa conceitual pode ser dividida em várias subseções, dependendo da complexidade da sua ideia. Você pode até mesmo colorir cada grupo de bolhas para representar uma categoria específica. Causa e efeito são bons exemplos.

  5. 5

    Expanda as bolhas na seção de conclusão. Escreva ideias que vão te ajudar a concluir os subtemas e seu tópico principal no mapa conceitual. Quando você terminar, a estrutura básica do seu mapa vai mostrar sua ideia expandida e os ramos, no caso as setas com ideias de suporte.

  6. 6

    Olhe para o seu mapa conceitual completo e siga as ideias e modos que estão organizados nele. Comece a escrever seu texto, caso todo o mapa esteja fazendo sentido. Reestruture o mapa se algumas ideias não estiverem desenvolvidas o suficiente, para que assim, tudo possa fluir melhor no seu trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível