×
Loading ...

Como criar um mapa estratégico de recursos humanos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um mapa estratégico de RH é uma representação visual do plano de ação da área de recursos humanos, que mostra como ela pretende atingir as metas e objetivos, satisfazendo as expectativas. Ele inclui planos de longo prazo, os indicadores-chave de desempenho e pode ser parte de uma tabela ou quadro de indicadores de desempenho. Em seu livro "Strategy Maps", Robert Kaplan e David Norton sugerem que os mapas estratégicos ajudam as empresas, departamentos, equipes e indivíduos a visualizarem as estratégias de forma lógica e abrangente e essa compreensão ajuda bastante a alcançar o objetivo com sucesso.

Instruções

Crie um mapa estratégico para a área de RH (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Reveja as declarações de visão, missão e valores fundamentais da empresa. Revise as metas e objetivos, planos de projetos, indicadores chave de desempenho, descrições de cargos e avaliações de desempenho do RH. Verifique se as metas, objetivos e foco do RH estão alinhados com a visão, a missão e os valores fundamentais da empresa através das quatro áreas de acionistas e clientes, organização interna, capacidade organizacional e financeira. Se não estiverem, ajuste-os para que eles possam dar apoio às grandes metas corporativas.

    Loading...
  2. Desenvolva uma missão da área de recursos humanos que descreva o resultado desejado de todas as atividades e projetos do departamento de pessoal e que apoie os objetivos do negócio da organização. Por exemplo, "Fornecer serviços empresariais estratégicos fundamentais e apoiar de forma pró-ativa, influenciando diretamente o sucesso do negócio". Escreva isso no topo de um mapa estratégico preliminar do RH.

  3. Em uma folha de papel separada, anote as quatro áreas: acionistas e clientes, área interna, capacidades organizacionais e financeiras, deixando espaços para escrever notas sobre cada área. Então, anote em cada área quais ações e responsabilidades o RH vai seguir para cumprir sua missão. Estas informações viram das metas, planos de projetos, indicadores chave de desempenho, descrições de cargos e avaliações de desempenho do RH e devem refletir com precisão os resultados desejados.

  4. No rascunho do mapa estratégico de RH, por baixo da missão, divida-o nas quatro seções principais e escreva-as na margem à esquerda: acionistas e clientes, internar, capacidade organizacional e financeira. A partir da folha de notas, pegue as ações e responsabilidades de cada uma das quatro áreas e preencha o mapa de estratégia. Esse será o rascunho do mapa estratégico de RH.

  5. Use o rascunho do mapa estratégico de RH para fazer um fluxograma acabado, uma tabela no Excel ou outro gráfico formatado para complementar o mapa.

Loading...

Dicas

  • Os mapas estratégicos são uma ferramenta de planejamento de gestão e podem ser usados em conjunto com tabelas de indicadores de desempenho e outros métodos de planejamento organizacional. Eles podem ser criados para indivíduos, equipes e departamentos e empresas para um planejamento e concretização de objetivos eficazes e produtivos.
  • Em vez das quatro áreas principais: acionistas e clientes, organização interna, capacidade organizacional e financeira, use as principais áreas de foco do RH a partir das métricas de RH, quadros ou tabelas de indicadores de desempenho para criar o mapa estratégico do RH.

O que você precisa

  • Declarações da visão, missão e lista de valores fundamentais organizacionais e da área de recursos humanos
  • Metas e objetivos, planos de projetos e indicadores chave de desempenho da área de recursos humanos
  • Descrições de cargos e avaliações de desempenho da área de recursos humanos
  • Lista de resultados desejados das atividades, tarefas e projetos da área de recursos humanos

Referências

Loading ...
Loading ...