Como criar um mapa de stakeholders

Escrito por laura bramble | Traduzido por aline kachel araujo
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Como criar um mapa de stakeholders
Saiba quem são os stakeholders do seu projeto e como lidar com eles (Noel Hendrickson/Lifesize/Getty Images)

Stakeholders são quaisquer pessoas que tenham interesse, ou participação, no resultado de um projeto: chefes, colegas de trabalho, clientes, cônjuges e família e a comunidade. Mapas de stakeholders são uma forma de mostrar quais são os principais envolvidos em um projeto e quais são suas influências ou poder e interesse. Alguém pode estar muito interessado em seu projeto, mas não ter o poder para ajudar. Outra pessoa pode ter o poder para ajudar, mas não está interessada no projeto. Um mapa de stakeholders é uma maneira visual de posicionar as pessoas chave deste projeto e de seu sucesso em um quadro para que você, só de olhar, saiba como lidar com eles. Há várias formas de mapear os envolvidos em seu projeto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Divida seus principais stakeholders em categorias básicas quanto à existência ou não de influência e interesse e o grau desses fatores.

  2. 2

    Desenho um mapa bidimensional com o lado esquerdo representando a influência e a parte de baixo o interesse. Quanto mais influente, mais alta será a posição, e quanto mais interessado, mais para a direita a pessoa deve ficar. Coloque seus stakeholders no mapa.

  3. 3

    Separe os resultados do gráfico em três camadas diagonais. A camada superior direita é seu grupo A, a camada do meio é seu grupo B e a camada inferior esquerda é seu grupo C.

  4. 4

    Mantenha o grupo A totalmente informado e envolvido no projeto, não importa quanto tempo e atenção extra isso exija. Essas são as pessoas que estão prontas e dispostas a ajudar.

  5. 5

    Entre em contato com o grupo B com detalhes importantes e escute seus comentários. Aqui você terá pessoas que querem ajudar, mas não podem e podem fazer comentários bons, ou pessoas influentes que não estão muito interessadas no projeto, mas que podem lhe ajudar caso achem que vale a pena. Ambos podem ser úteis se forem tratados da maneira correta.

  6. 6

    Deixe o grupo C de lado, informando-os sobre o que os afeta com e-mails genéricos e dê o mínimo de atenção a eles. Porém, não os ignore ou os deixe alienados ao projeto, eles podem mudar de lugar no gráfico no futuro. Essas são as pessoas que não têm nem interesse nem influência, mas têm a habilidade de drenar seu tempo e seu esforço.

  7. 7

    Adicione uma terceira categoria, ativo ou passivo, caso você queira aprimorar o mapa com uma apresentação 3D usando nove ou mais cubos em um formato de cubo. Separe seus stakeholders de acordo com sua categoria e coloque os ativos na frente e os passivos para trás. Os ativos são as pessoas que assumem o comando e fazem as coisas progredirem. Os passivos são as pessoas que precisam que a base seja feita para elas e só vão ajudar se lhes mostrarem como.

  8. 8

    Use cores para sugerir qualidades diferentes e para fazer com que a apresentação 3D seja mais fácil de entender.

Dicas & Advertências

  • Veja a referência "Ver quem está ali" para visualizar uma apresentação 3D.

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