Mais
×

Como criar mapas medievais

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você deseja criar mapas medievais com a aparência de pergaminhos velhos e amarelados, você vai precisar usar um programa gráfico como o Adobe Photoshop (ou o programa gratuito GIMP). Muitas ferramentas e pincéis do Photoshop lhe permitirão transformar uma imagem comum e moderna de um mapa em um "mapa medieval."

Instruções

Mapa medieval (Daniel Ketchum, Public Domain)

    Como criar mapas medievais

  1. Pesquise na internet um site que tenha mapas do período medieval que sejam modernos em sua origem, e que estejam no domínio público (veja Recursos).

  2. Baixe um mapa que você possa usar no seu disco rígido. Abra o Photoshop. Selecione "Arquivo" e clique em "Novo". Procure a imagem que deseja usar e abra-a.

    Baixe um mapa
  3. Se existirem partes do mapa que você não quer, como uma legenda de aparência moderna, selecione a área que deseja continuar usando com a ferramenta "Seleção Retangular", selecionando depois "Imagem" e por fim "Cortar".

    Selecione a área do mapa que você quer usar
  4. Selecione "Imagem", "Ajustes" e depois clique em "Tonalidade/ Saturação". Clique em "Coloração" e configure a tonalidade como 40, a saturação como 40 e a "Claridade" como 15. Vá para o painel "Camadas", clique com o botão direito sobre ele e selecione "Duplicar Camada". Selecione a camada de fundo, clique no ícone "Nova Camada" e preencha a nova camada com preto.

    Dê ao mapa uma aparência medieval
  5. Selecione a camada superior. Selecione "Filtro", "Textura" e clique em "Texturizador." Na caixa de diálogo, selecione "Arenito".

    Selecione a textura correta
  6. Selecione a ferramenta "Seleção em Laço" e selecione áreas para representarem rasgões ao longo das bordas do seu mapa. Aperte "Delete" para remover estas áreas. Use a ferramenta "Manchar" para borrar as bordas dos rasgões. Por fim, use a ferramenta "Queimar" para escurecer as bordas, principalmente perto dos rasgados.

    Mapa de aparência medieval
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article