on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como criar o nome e uma marca para uma cafeteria

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar um nome e uma marca é essencial para determinar o mercado de uma empresa que está começando e torná-la mais atraente para um determinado nicho de consumidores. No caso de uma cafeteria, o grande apelo ao café torna críticas as decisões sobre o nome e marca. O tipo de nome e marca atribuídos determinarão quem serão os seus clientes, como eles se identificam com o seu produto e empresa e qual a probabilidade de continuarem a comprar com você. O gerenciamento da marca e do marketing podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio.

Instruções

Como qualquer outro negócio, lojas de café precisam de uma abordagem única (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Liste os valores gerais que você gostaria de ter para o seu negócio. Dependendo do tipo de empresa que você deseja, esta lista pode incluir qualquer coisa, desde "acessível" e "inovador" a"exclusivo" e "premium".

    Loading...
  2. Identifique as principais características do seu negócio a partir da lista. Você pode, por exemplo, optar por ter um negócio que seja "casual" e "acessível".

  3. Pense em conceitos que expressam as características. Por exemplo, se deseja criar um negócio que seja "divertido" e "aventureiro", você pode selecionar conceitos como "brincadeiras", "viagem" ou "descoberta".

  4. Escolha um nome baseado nos conceitos que você identificou. Por exemplo, se o seu negócio pretende ser um café literário voltado para uma clientela altamente sofisticada, é possível escolher conceitos como "literatura", "arte" e "cultura". Em relação a estes conceitos, escolha um nome composto por termos relacionados que poderiam criar boas versões. Por exemplo, expressões que evocam conceitos literários ou musicais poderiam incluir "Café Sintaxe", "Café Estrofe", "Sinestesia" ou "Cadência".

  5. Escolha um slogan para o negócio que reflita os valores que você identificou. Para uma cafeteria que pretende ser confortável e simples, slogans bons poderiam ser "Café bom. E só." ou "Onde o café é o que importa."

  6. Complete a marca da sua empresa com uma estratégia de imagem, incluindo fontes, cores e logotipos. Usando como um exemplo uma cafeteria que visa ser jovem e descolada, você pode selecionar cores altamente contrastantes, uma fonte pouco convencional e imagens que sejam apelativas para os seus clientes, para criar o logotipo, bem como a embalagem e a decoração do local.

Loading...

Dicas

  • Seja criativo. Copiar uma ideia pode parecer uma forma segura de se começar um negócio, mas isso pode levar a fracas perspectivas de crescimento, podendo até induzir os consumidores a evitarem o seu negócio.
  • Deixe simples e universal. A construção da marca baseia-se em encontrar um equilíbrio entre um nicho de mercado e o mercado como um todo. Concentre-se em seu nicho para garantir uma clientela fundamental, mas não deixe suas características muito locais de forma que outras pessoas de um mercado mais amplo não sejam capazes de compreendê-las.

Aviso

  • Logo que você determinar a abordagem, preencha os registros legais para proteger o seu nome e estratégia de marca. Estes procedimentos legais ajudarão a proteger o seu negócio e a conquistar ativos importantes, como endereços de sites, antes que outros façam isso.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...