Mais
×

Como criar marcas d'água no Adobe Illustrator

Atualizado em 19 julho, 2017

Uma marca d'água sobre um gráfico é utilizada para evitar que ele seja copiado ilegalmente ou para indicar que o conteúdo não é a versão final. As marcas d'água podem ser imagens, símbolos ou textos e devem ser grandes o suficiente para cobrir uma parte significativa da área visível, para impedir a fragmentação da imagem em partes utilizáveis. Como essas marcas são posicionadas ao longo da imagem, elas são difíceis de serem removidas sem deformar o material de base e são ótimas para impedir roubos.

Instruções

As marcas d'água podem ser usadas para impedir a reprodução ou utilização ilegal de conteúdos protegidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Crie uma marca d'água de texto

  1. Abra o Adobe Illustrator e comece um novo documento (para a web ou para impressão).

    .
  2. Clique na ferramenta "Text" (Texto) na caixa de ferramentas à direita, em seguida, clique no documento em branco e escreva sua marca d'água. Dentre as marcas d'água de texto comuns estão "Confidencial," Sigiloso", "Rascunho", "Modelo", "Urgente" ou "Não Copie".

  3. Clique duas vezes sobre o texto para selecioná-lo e, em seguida, use as propriedades na parte superior da tela para mudar a fonte e o tamanho de modo que cubra a imagem que deseja proteger.

    .
  4. Clique na ferramenta "Selection" (Seleção), na caixa de ferramentas, e clique e arraste para reposicionar o objeto de texto no centro da tela.

  5. Clique no menu "Object" (Objeto), selecione "Transform --> Rotate" (Transformar -> Girar) e especifique 45 graus.

    .
  6. Use a seta ferramenta "Selection" para reposicionar o texto no centro da tela.

  7. Clique na configuração "Opacity" (Opacidade) na parte superior da tela e a defina entre 10 e 20%.

    .

    Aplique uma marca d'água sobre uma imagem

  1. Abra o arquivo de imagem ao qual deseja adicionar a marca d'água através do menu "File -> Open" (Arquivo -> Abrir).

  2. Clique na guia na parte superior da tela para voltar ao seu arquivo de marca d'água. Selecione o objeto de marca d'água e, em seguida, clique em "Copy" (Copiar) no menu "Edit" (Editar).

  3. Clique na guia na parte superior da tela para mudar para o arquivo de imagem e selecione "Paste" (Colar) no menu "Edit".

  4. Use a ferramenta "Selection" (seta) para reposicionar a marca d'água sobre toda a imagem. Mantenha pressionada a tecla "Option" (Macintosh) ou a tecla "Alt" (Windows) e arraste para duplicar a marca d'água caso queira cobrir mais áreas da imagem.

    .

Dicas

  • Experimente ajustar opacidades diferentes para a marca d'água. Se a imagem tiver cores mais escuras, pode ser necessário configurar um tom mais escuro de opacidade para manter a marca d'água visível.

O que você precisa

  • Adobe Illustrator
  • Imagem a ser marcada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article