Como criar moldes de gesso para cerâmica

Escrito por l. bradley | Traduzido por bruno belli sinder
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar moldes de gesso para cerâmica
Um azulejo cerâmico criado com um molde de prensa (sun-ceramic image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Crie moldes de gesso simples para fazer azulejos texturizados e ornamentos de cerâmica. Esses moldes achatados e de uma dimensão são chamados de "prensas". Moldes de prensa ajudam artistas a reproduzir um desenho original em azulejos ou ornamentos para presentes. Como o gesso absorve o excesso de água, a argila é facilmente removida do molde.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Embalagem de 4,5 kg de gesso
  • Caixa de papelão pesado ou de plástico
  • Balde de plástico grande
  • 4,5 kg de argila para cerâmica
  • Sabão oleoso
  • Luvas de látex
  • Água

Lista completaMinimizar

Instruções

    Passos para criar um molde para cerâmica

  1. 1

    Ache uma caixa de papelão ou de plástico reta com laterais de pelo menos 12 cm de altura e base de 25 cm em ambas as direções. Se a caixa for mais alta que isso, corte suas laterais.

    Como criar moldes de gesso para cerâmica
    Ache uma caixa adequada para seu molde (box image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)
  2. 2

    Prepare um pedaço de argila com pelo menos 1,5 cm de espessura para criar o desenho mestre. Corte um formato de azulejo. Deixe no mínimo 5 cm de espaço entre as laterais da caixa e o seu azulejo mestre. Use uma caixa grande o bastante para acomodar o seu azulejo com uma margem de 5 cm de cada lado.

    Como criar moldes de gesso para cerâmica
    Uma instalação de seis azulejos com o mesmo padrão simples (Tiles on a house in southern Portugal image by Josef F Stuefer from Fotolia.com)
  3. 3

    Crie o desenho de seu azulejo deixando a argila nivelada na base da caixa. Ponha a caixa em uma superfície firme e lisa e comece a desenhar sobre a argila.

    Deixe pelo menos 5 cm de espaço entre seu azulejo e as laterais da caixa. As formas podem ser orgânicas ou geométricas. Faça seu desenho adicionando mais argila à superfície do azulejo. Você pode cortar pedaços de argila e colá-los nele, ou adicionar pitadas de argila e moldá-los.

    Deixe a altura das texturas mais ou menos nivelada - não mais de 1,3 cm da superfície do azulejo. Também evite depressões. Elas são qualquer espaço no desenho com menos de 90 graus de ângulo, onde o gesso pode escorrer e ficar preso.

  4. 4

    Termine seu desenho e preencha qualquer rachadura ou espaço livre na sua caixa com argila. Preencha qualquer espaço onde o gesso poderia vazar com argila. Assegure-se de apertar com firmeza as bordas da sua forma contra a base da caixa, adicionando mais argila em volta se necessário, de modo que o gesso não passe para baixo do azulejo.

  5. 5

    Pincele a superfície do azulejo e a base e laterais da caixa com o sabão oleoso. Use um pincel ou pano e passe o sabão em cada pedacinho. Evite formar poças de sabão que criarão texturas indesejadas no molde. Deixe que o sabão firme por meia hora antes de jogar o gesso no molde.

  6. 6

    Encha um balde plástico com o suficiente de água morna para cobrir o azulejo e o espaço entre ele e as paredes da caixa e submergir em pelo menos 2,5 cm a parte mais alta do seu desenho.

    Coloque suas luvas de látex e misture a água e o gesso lentamente com as mãos, espremendo e misturando quaisquer pedras de gesso. O gesso deve ter a consistência se um creme espesso. Continue misturando até que o gesso fique levemente morno.

    Como criar moldes de gesso para cerâmica
    Painel criativo criado a partir de 3 moldes de prensa diferentes (Wine Tiles image by rrruss from Fotolia.com)
  7. 7

    Adicione gesso lentamente à água, respeitando uma razão de 2 copos de gesso para 1 de água, Deixe que o gesso forme um monte no meio da água, depois complete o espaço em volta do monte com mais gesso.

  8. 8

    Jogue o gesso lentamente na caixa e em volta do seu desenho de azulejo. Preencha o espaço entre seu azulejo e as laterais da caixa e deixe que ele flua gentilmente sobre o desenho. Cubra o azulejo pelo menos 1 cm na sua parte mais alta para um molde forte.

    Bata nas laterais da caixa intensamente de maneira gradual para liberar quaisquer bolhas de ar que possam se formar em volta de seu desenho.

    Deixe o gesso descansar por pelo menos 1 hora, ou até que ele fique frio.

  9. 9

    Vire a caixa de ponta cabeça sobre uma mesa e retire as laterais de papelão. Se você usou uma caixa de plástico, afaste gentilmente as laterais da caixa do gesso até que desgrudem. Retire o desenho em argila do molde de gesso e limpe cuidadosamente pedaços de argila que podem ter grudado com um pincel.

    Você agora tem um "negativo" do seu desenho em argila com o qual você pode prensar argila ou papel caseiro e fazer uma série do mesmo desenho!

    Usando seu molde de gesso

  1. 1

    Deixe que o molde seque por vários dias antes de prensar seu primeiro azulejo. O gesso seco absorve a umidade da argila ou papel, permitindo uma fácil retirada.

  2. 2

    Prepare um pedaço de argila com no mínimo a grossura da parte mais espessa do molde. Aperte-a firmemente contra o seu negativo. Use um pedaço de madeira e passe as pontas sobre o topo do molde para retirar algum excesso de argila e nivelar a superfície de argila com o molde. Se você estiver usando papel caseiro, aperte um pedaço grosso de papel úmido no molde, preenchendo todos os pedaços e cantos do desenho. Aperte com firmeza, adicionando papel até o topo, de modo que fique nivelado com o gesso.

    Espere uma hora antes de tentar remover o azulejo do molde, ou até que a argila seque o suficiente para que as pontas estejam se soltando do gesso.

  3. 3

    Ponha o molde em uma superfície limpa e plana. Vire-o e bata na parte traseira com a sua palma até que o azulejo caia.

    Use o mesmo processo para fazer uma série do mesmo desenho. Crie vários moldes e combine diferentes azulejos para fazer arranjos e instalações divertidas.

    Como criar moldes de gesso para cerâmica
    Cerâmica decorativa feita de uma série de desenhos moldados por prensa (Floral Tiled Plaque image by Peter Cox from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Assegure-se de que todas as laterais da caixa estejam firmes. Elas precisam segurar o gesso. Se forem flexíveis, use tijolos ou outros objetos pesados para firmar as laterais enquanto você despeja o gesso.
  • Comece pequeno até você pegar o jeito do processo.
  • Formas simples são ideais para iniciantes.
  • Evite elementos pontudos ou profundos no seu desenho para um molde mais durável.
  • Evite depressões e áreas no seu desenho onde o gesso pode cair e ficar preso, danificando o seu desenho e tornando a argila difícil de remover.
  • Frank Giorgini oferece algumas ideias inspiradoras em seu livro de 2001: "Azulejos feitos à mão: Desenhando, fazendo, decorando".
  • Use luvas de látex ou plástico enquanto mistura o gesso. A substância é cáustica e pode queimar e ressecar suas mãos. Lave qualquer gesso que entre em contato com a sua mão o mais rápido possível.
  • Evite inalar pó de gesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível