Mais
×

Como criar molduras para fotos com papel decorado

Atualizado em 17 abril, 2017

Para reciclar e dar novos ares para a sua decoração, além de exibir seu senso de estilo, considere a decoupagem em uma velha moldura fotográfica. Ainda é possível camuflar uma moldura levemente danificada usando recortes de papel. Se você conhece um jovem artesão que tenha mãos firmes e um par de tesouras, experimente esse projeto fácil e rápido em uma tarde chuvosa.

Instruções

Os papéis de scrapbook oferecem uma grande variedade de motivos a serem escolhidos para a decoupagem (autumn leaf scrapbook image by robert mobley from Fotolia.com)
  1. Lixe a moldura de madeira para que a tinta tenha uma melhor aderência. Se estiver utilizando uma moldura de plástico, pule esse passo.

  2. Pinta a moldura na frente e dos lados e deixe secar.

  3. Selecione as imagens do papel e corte-as, lembrando de recortar o formato inteiro.

    Certifique-se de cortar bem na borda do seu papel decorativo, para não ficar nenhuma borda aparecendo (Babushka dolls / Russian dolls image by hannahfelicity from Fotolia.com)
  4. Arrume os recortes na moldura. Talvez você decida cobrir toda a superfície, de forma que a tinta não apareça, ou somente ponha os recortes nos cantos. Mova-os até que você esteja satisfeita com o seu arranjo.

  5. Remova os recortes da moldura e coloque-os na sua bancada de trabalho na mesma posição anterior.

  6. Com um pincel de espuma, aplique uma camada fina de cola para decoupagem em uma parte da moldura. Se cobrir toda a superfície primeiro, na hora de posicionar os recortes, a última área a ser colada já estará seca.

  7. Use a ponta dos seus dedos para colar, gentilmente, os recortes na moldura, removendo quaisquer bolhas de ar. Continue fazendo isso em toda a superfície da peça.

  8. Aplique outra camada fina da cola por cima de todo objeto. Certifique-se de pincelar apenas em uma direção. Deixe a moldura secar completamente.

  9. Use um pincel de cerdas para aplicar uma camada fina de selante em toda a moldura. Tenha certeza de realizar os movimentos em apenas uma direção. Deixe secar completamente.

  10. Lixe levemente e limpe com um pano úmido. Aplique uma segunda camada de selante e deixe secar completamente.

Dicas

  • Corte uma variedade de imagens em diferentes tamanhos para ver quais funcionam melhor na sua peça.

O que você precisa

  • Lixa fina
  • Tinta acrílica
  • 2 pincéis
  • Papel decorativo (papel de presente, de scrapbook ou de gibis)
  • Tesoura pequena de ponta afiada
  • Cola para decoupagem
  • Pincel de espuma
  • Selante de poliuretano transparente
  • Pano úmido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article