Como criar múltiplas atividades no Android

Escrito por sue smith Google | Traduzido por frederico torri
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Como criar múltiplas atividades no Android
Uma "activity" (atividade) define uma única tela em uma aplicação Android (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Quando você cria aplicações para Android utilizando programação em Java, você pode definir uma ou mais telas para que seus usuários possam interagir. Cada tela em uma aplicação Android é conhecida como "activity" (atividade). A maioria das aplicações Android tem mais de uma atividade dentro de si, ou seja, criar atividades múltiplas é uma tarefa comum. O processo envolve herança em Java e pode ser usado por novos desenvolvedores sem experiência em programação em Java. Você pode definir leiautes e elementos visuais para cada uma das suas atividades para atender aos seus aplicativos.

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Instruções

  1. 1

    Abra sua aplicação Android no Eclipse (ambiente oficial de desenvolvimento para codificação de aplicações Android). Localize seu projeto no explorador de pacotes no lado direito da janela principal do Eclipse. Tipicamente, vários diretórios, arquivos e pastas serão encontrados dentro de um pacote de aplicação para uma única aplicação. Quando o Eclipse cria seu projeto, ele tipicamente cria uma classe de atividade padrão, a qual é carregada quando o usuário executa sua aplicação. Para visualizar as classes na sua aplicação, abra o diretório "src" no projeto e depois abra o pacote padrão, o qual você nomeou ao criar o projeto no Eclipse. Dentro deste diretório, você deverá encontrar um ou vários arquivos Java.

  2. 2

    Crie uma nova classe "Activity" no seu projeto. Clique com o botão direito no pacote padrão, escolha "New" (novo) e selecione "Class" (classe) antes de digitar o nome da nova classe. O Eclipse irá automaticamente abrir o novo arquivo de classe no "Editor Panel" (painel de edição). Um trecho de código virá pré-preenchido. Modifique-o para estender a classe "Activity", como no exemplo:

    public class LovelyScreen extends Activity { //Implementação da classe }

    Você também deverá importar a classe "Activity", então adicione as seguintes linhas abaixo da linha de declaração da classe:

    import android.app.Activity;

  3. 3

    Substitua o método "OnCreate" da sua classe de atividade. Para definir o que deverá ocorrer quando os usuários carregarem a tela de atividade, você poderá adicionar um código no método "OnCreate", como no exemplo:

    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); //detalhes da classe }

    Este código chama o método da superclasse estendida. Um passo comum de processamento é especificar um leiaute, como no exemplo:

    setContentView(R.layout.main);

    Este código indica ao Android para usar o leiaute XML especificado no arquivo de leiaute "main.xml".

  4. 4

    Adicione sua classe "Activity" no arquivo "manifest" da sua aplicação. Dentro do arquivo "AndroidManifest.xml", que você encontrará no explorador de pacotes do Eclipse para seu pacote de aplicações, você vai precisa adicionar os detalhes de cada atividade. Abra seu arquivo "manifest" e adicione um trecho de código utilizando a seguinte sintaxe:

    <activity android:name=".LovelyScreen"></activity>

    Modifique o nome para adequar-se à sua classe. Você já deve encontrar a classe principal da aplicação no arquivo "manifest", mas sua listagem é um pouco diferente, pois ela é carregada quando o usuário inicia a aplicação.

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    Crie um "intent" (intenção) para carregar sua atividade. Em uma classe fora da nova classe "Activity", de onde você quiser carregá-la, crie um "intent" utilizando a seguinte sintaxe:

    Intent minhaTela = new Intent(this, LovelyScreen.class); this.startActivity(minhaTela);

    Este código inicia a atividade definida pela nova classe. Modifique o nome da classe para adequar-se à sua aplicação. Repita o processo de criação de uma nova classe, estendendo a classe "Acvitity", substituindo o método "OnCreate", adicionando-a ao "manifest" e iniciando um "intent" para cada nova atividade na sua aplicação.

Dicas & Advertências

  • Cuidado ao criar muitas atividades nas suas aplicações Android, uma vez que isso pode acarretar um consumo desnecessário de recursos de processamento do dispositivo.

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