Mais
×

Como criar um mural de leitura para uma sala de aula

Atualizado em 17 abril, 2017

Um mural de leitura para a sala de aula pode consistir de diferentes temas. Ponha nele listas de tópicos, livros recomendados ou estudos sobre autores e personagens. As exibições podem mudar de acordo com as unidades de estudo ou os diferentes meses e feriados. Mantenha-os atraentes, estimulando os alunos a criarem suas próprias exibições.

Instruções

Crie um mural de leitura para inspirar os alunos em seus estudos de línguas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Cubra o fundo do mural com um papel de cor sólida. Use uma cor que seja neutra e faça a informação no mural se destacar. Branco e preto geralmente são boas escolhas.

  2. Ponha uma moldura ao redor das bordas do mural. Use-a para separar seções no mural se for necessário. Molduras apropriadas para murais de leitura podem ter uma cor sólida que se misture ao material exibido. Molduras de determinadas épocas podem ser usados por todo o ano. Reforce a ideia de leitura usando molduras que apresentem livros, que estão disponíveis em lojas de artigos para professores ou que podem ser impressas em sites educacionais. Ou, ainda, você pode fazer a sua própria moldura cortando papel.

  3. Visualize como seu mural ficará colocando-o em uma mesa ou no chão. Use letras grandes para o título da exibição; imagens grandes com legendas ou listas facilitam a leitura. Adicione murais de palavras, que são listas de palavras em cartões separados, com ou sem imagens, para o estudo de vocabulário. Inclua informações suficientes para serem úteis e funcionarem como acesso rápido a mais informações, se necessário. Exibições vêm de conjuntos de mural comprados pelo professor, impressos de sites educacionais ou feitos totalmente à mão. Use uma mistura para uma exibição verdadeiramente original.

  4. Grude as coisas no mural usando grampos ou fita adesiva. Se for usar fita na parte de trás dos itens, ponha a fita horizontalmente. Se afaste alguns metros para se certificar de que pendurou tudo corretamente.

  5. Use um mural de leitura como base para aulas de línguas e letramento na sala de aula. Troque o conteúdo regularmente para manter o interesse. Envolva os alunos fazendo-os contribuir na exibição de itens.

O que você precisa

  • Papel de fundo
  • Moldura de mural
  • Grampos
  • Fita adesiva
  • Conjunto de mural
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article