Como criar músicas MIDI

Escrito por heather bliss | Traduzido por fernando lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar músicas MIDI
Janela de playlist do Foobar (H.R. Bliss)

MIDI quer dizer "interface digital de instrumento musical" (em inglês, Musical Instrument Digital Interface). MIDI é uma forma de comunicação em série que é normalmente usada entre dispositivos musicais, tais como uma bateria e um teclado, mas também pode ser usada para ativar iluminação e outros dispositivos capazes de operarem usando um circuito MIDI. Usando programas grátis, fazer uma música MIDI é fácil depois da configuração necessária para preparar seu computador. Música MIDI é flexível porque permite ao compositor ouvir a música tocada em vários instrumentos e esquemas de som.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador com configuração suficiente para rodar:
  • Programa MIDI (Reason, Finale, Audacity)
  • Placa de som capaz de tocar MIDI
  • Computador com interface MIDI (opcional, mas recomendado)
  • Caixas de som

Lista completaMinimizar

Instruções

    Compondo

  1. 1

    Conecte sua interface digital MIDI ao seu computador, se tiver uma. Se não tiver, prossiga para o Passo 2. Uma interface MIDI pode ser uma material, um teclado compatível com MIDI ou um dispositivo simples de ativação MIDI. Alguns consoles MIDI conectam-se ao computador com um cabo USB. Se você estiver usando um dispositivo com entradas MIDI, mas sem uma interface de computador, você precisará de uma interface de áudio MIDI que se conectará à sua porta USB ou Firewire.

  2. 2

    Instale seu programa compatível com MIDI. Muitas vezes, esses programas são chamados de sequenciadores MIDI. Existe uma infinidade de tais programas e, se você brincou um pouco com um programa de áudio grátis, é provável que já tenha uma plataforma de MIDI. Programas profissionais para sequenciar MIDI incluem Reason e Finale. o programa de áudio grátis, Audacity, tem a função de sequenciar MIDI.

  3. 3

    Configure seu programa para entrada e reprodução. Para isso, você precisará se certificar de que o programa reconheceu a placa de som do seu computador e seu dispositivo de entrada MIDI. Se você está programando MIDI sem um dispositivo de entrada, você só precisará configurar sua placa de som para reprodução. A maioria dos programas compatíveis com MIDI tem um menu de configuração chamado "Preferências", "Configurações" ou "Opções" e, normalmente, são encontrados na barra de ferramentas "Editar" ou "Configurações" do programa utilizado. Consulte o manual do seu programa para detalhes sobre como configurar o programa MIDI que você tem.

  4. 4

    Comece uma nova música no seu programa de áudio. Normalmente, o programa de áudio do PC começará um novo arquivo se você for em "Arquivo" e escolher "Novo" ou usar o atalho Ctrl+N.

  5. 5

    Abra uma nova faixa MIDI no seu programa. Geralmente, você pode começar uma nova faixa indo no menu "Faixa" e adicionando um novo instrumento ou faixa, como no Pro Tools. No Reason, você deve acrescentar uma faixa sequenciadora. Alguns sequenciadores de MIDI simples permitem que você use apenas uma faixa MIDI para programar sua música. A vantagem de múltiplos instrumentos ou faixas MIDI é de que um ambiente de múltiplas faixas te permitirá usar vários instrumentos, criando um som de banda ou de orquestra.

  6. 6

    Escolha um som. Muitos programas de MIDI escolhem um som padrão, mas com alguns deles, você não ouvirá a melodia tocar sem antes escolher um som. Alguns programas de MIDI te deixam escolher seu próprio som para reprodução, normalmente, na forma de um arquivo do tipo aif ou wav, mas alguns programas usarão apenas um número limitado de sons inclusos.

  7. 7

    Grave suas notas MIDI na sua faixa. Se você não tiver uma interface MIDI, como um teclado musical, você precisará colocar as notas manualmente usando seu mouse. Se você tiver um teclado conectado ao seu computador, você deverá, apenas, iniciar a função de gravação ativando a faixa escolhida para gravação, se necessário, e apertando os botões "Gravar" e depois "Reproduzir". A essa altura, se seu teclado estiver conectado corretamente ao seu computador, o som das teclas deverá ser gravado como MIDI no seu programa de MIDI.

  8. 8

    Exporte sua música MIDI para reprodução. Seu programa de áudio deverá ter a função chamada "Exportar" ou "Converter" que te permite mudar sua música MIDI para o formato mp3 ou wav para reprodução em programas de reprodução de áudio comuns, como o iTunes ou Foobar.

Dicas & Advertências

  • Se quiser adicionar mais instrumentos, você deverá adicionar mais faixas à sua gravação.
  • Certifique-se de que seu computador tem espaço suficiente no disco rígido, poder de processamento e memória RAM para rodar o programa de áudio que você tem. Pouco espaço ou poder de processamento podem causar lentidão ou mau funcionamento do programa, e poderá prejudicar seu computador.
  • Certifique-se de que seu computador está devidamente resfriado. Programas de áudio usam muito do poder do computador e um uso aumentado pode causar falhas em um sistema empoeirado ou com resfriamento impróprio. Um novo cooler pode custar menos de R$40, mas o prejuízo de um computador superaquecido pode custar centenas para consertar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível