Mais
×

Como criar um ninho de patos carolinos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Construir um ninho de patos carolinos soa como uma ideia contraditória, pois diferentemente de outras aves aquáticas, essa espécie de pato não faz ninhos no chão, preferindo escolher cavidades em árvores de até 90 metros de altura. Levando em consideração esse hábito de moradia, um ninho para patos carolinos mais se assemelha com uma casa de passarinho habitual.

Instruções

Patos carolinos não fazem ninhos no chão (Wood Duck image by kysunn from Fotolia.com)

    Prepare a madeira

  1. Meça e corte 20 cm da madeira para servir como o chão do ninho, usando o esquadro e lápis para garantir que os ângulos fiquem retos. Corte agora um pedaço de 35 cm, que será o teto. Corte três tábuas de 60 cm para a frente e lados, e uma tábua de 78 cm para a parte de trás.

  2. Usando a serra circular, faça ranhuras de 1,5 mm de profundidade, espaçadas em 2,5 cm entre uma e outra, em uma das tábuas de 60 cm. Os cortes devem atravessar a tábua de um lado ao outro -- não de cima para baixo -- e vão servir como degraus para que os filhotes de pato possam entrar e sair do ninho quando se tornarem velhos o suficiente.

  3. Meça 13 cm do topo da tábua da frente, e marque essa distância no meio da tábua. Depois, desenhe uma linha reta indo horizontalmente no sentido da largura, usando o esquadro. Essa é a linha central da entrada do ninho.

  4. Seguindo a linha central, faça duas marcas a 7,5 centímetros dos cantos, de ambos os lados. Essas marcas são os lados da entrada.

  5. Centralize a serra-copo na linha central, com o canto dela tocando a marca dos 7,5 cm, de forma que o perímetro do buraco esteja a 7,5 cm da borda. Repita o processo do outro lado, e você deve ficar com um buraco oval. Essa é a entrada do ninho.

  6. Fure buracos pelo perímetro da face da tábua das "costas", com a ponta de 3 mm da furadeira, deixando 10 cm de espaço entre cada buraco, e 1,3 cm de distância do canto da borda. Esses buracos servem para facilitar na hora de pregar a madeira.

  7. Coloque uma da placas laterais deitada na mesa de trabalho, e ponha a placa das "costas" de forma que os buracos se encaixem com os 2,5 cm de espessura da placa deitada. Martele as tachas pelos buracos, garantindo que as ranhuras fiquem pelo lado de dentro.

  8. Martele o chão no fundo da caixa -- que é a tábua que deve ficar mais longe do buraco da entrada -- e o telhado no lado de cima. O ninho está completo, e pronto para ser pendurado.

O que você precisa

  • Tábua de madeira de 2,5 x 25 x 30 cm
  • Serra circular
  • Furadeira
  • Serra copo
  • Ponta de 3 mm para furadeira
  • Fita métrica
  • Esquadro
  • Lápis de carpintaria
  • Tachas
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article