Como criar um NPC com boneco desarticulado no "GMOD"

Escrito por matt scheer | Traduzido por gabryel monteiro
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Como criar um NPC com boneco desarticulado no "GMOD"
Uma ragdoll na vida real (George Doyle/Valueline/Getty Images)

O "Garry's Mod", também conhecido como "GMOD", é um ambiente de modelagem 3D. Ele permite aos criadores construir mundos interativos com roteiros e modelos pré-feitos. Uma "ragdoll" é um modelo 3D que pode ser posicionado manualmente. Normalmente os personagens não jogáveis (NPCs) não são feitos de bonecos desarticulados. Isso ocorre por que NPCs precisam de animações para representar seus comportamentos. A não ser que você esteja familiarizado com criação de animações 3D, você não deve tentar criar um NPC a partir de uma ragdoll, mas sim customizar um dos NPCs já feitos do GMOD.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Software de Animação
  • Editor de Texto
  • GMOD
  • Descompilador

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Instruções

  1. 1

    Crie as animações que você irá precisar para o NPC com sua ragdoll. Por exemplo, se seu NPC anda, você precisará criar uma animação mostrando sua ragdoll andando. Faça o download dos descompiladores listados na seção de Recursos. Descompile a ragdoll que você utilizará abrindo-a em seu descompilador. Crie uma pasta para os arquivos da ragdoll descompilada. Abra a ragdoll no programa de animação, como o Blender, grave a animação e salve-a. Salve o arquivo no formato ".smd". Insira este arquivo na pasta do arquivo descompilado que você fez antes. Abra o arquivo .qc na pasta. Adicione esta linha de código ao arquivo:

    " $includemodel "nomedoseuarquivo.smd"

    Use um software de compilação, como o StudioSML, para recompilar o modelo em uma nova pasta.

  2. 2

    Abra o editor de texto.

  3. 3

    Escreva:

    local NPC = { Name = "Nome do seu NPC", Class = "npc_insiraaclasse",

    Escolha o nome de seu NPC no lugar de "Nome do seu NPC". Agora troque "insiraaclasse"para o tipo de NPC que você quer que sua ragdoll seja, como "citizen," que é um NPC que te segue, ou "vartigaunt," que é um NPC inimigo.

  4. 4

    Vá para a próxima linha e digite:

    Model = "models/nomedomodelo.mdl"

    Insira o nome de seu arquivo .mdl feito no Passo 1.

  5. 5

    Escreva "," depois do nome do arquivo .mdl. Depois da vírgula, digite: "Health =" e defina um número para a saúde de seu NPC.

    Type: KeyValues = { citizentype = 4 },

    GMOD tem quatro tipos de cidadão: "citizen", "downtrodden", "rebel" e "medic", numerados nesta ordem. Cada um corresponde a um tipo diferente de comportamento de cidadão. Se você não escolheu um cidadão para seu tipo de NPC, pule essa linha de código.

  6. 6

    Digite:

    Category = Category } list.Set( "NPC", "npc_nomedoNPC", NPC )

    Mude "nomedoNPC" para o nome de seu NPC. Isso coloca seu NPC na lista de NPCs do jogo.

  7. 7

    Salve o arquivo com o nome de seu NPC e a extensão do arquivo como ".lua". Salve o arquivo na pasta "garrysmod\autorun\". Seu NPC acabou de ser criado a partir de uma ragdoll.

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