×
Loading ...

Como criar personagens em 3D usando o Blender

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar personagens 3D com o Blender vai apresentar a você os conceitos fundamentais e as operações de desenho assistido por computador (CAD). Na construção de um personagem, você estará realizando as mesmas operações, em menor escala, que os arquitetos, engenheiros e outros profissionais utilizam para projetar objetos reais. A animação é outra parte do desenvolvimento que você poderá desenvolver. Uma vez que você tenha criado um personagem no Blender, você pode "colocá-lo em uma base", o que significa adicionar um esqueleto a ele. Com um esqueleto, os braços e pernas de um personagem podem ser movidos individualmente, formando a base para uma sequência animada.

Instruções

Com o Blender, você pode criar e animar personagens virtuais (human body image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)
  1. Inicie o Blender e entre no modo de edição pressionando a tecla "Tab". O modo de edição permite moldar um objeto através da manipulação de seus vértices (pontos AKA), arestas e faces.

    Loading...
  2. Pressione "CTRL+R" para entrar no modo de corte em loop. Esse modo permite a criação de faces adicionais para o cubo padrão que você vê na tela. Essas faces novas serão necessárias para formar os braços, pernas e cabeça do personagem.

  3. Utilize a ferramenta de corte em loop para criar um corte circular vertical que divide ao meio o cubo. Isso permitirá que você faça as pernas para o personagem.

  4. Pressione "CTRL+R" novamente e faça um novo corte horizontal, perto do topo do cubo. Esse novo corte permitirá que você faça os braços.

  5. Saia do modo de edição pressionando a tecla "Tab" novamente e, em seguida, selecione o modo de manipulador de escala (o pequeno quadrado na barra de ferramentas principal). Clique e arraste a alça vermelha um pouco, para diminuir a largura do cubo. Isso é necessário para dar ao personagem dimensões mais realistas.

  6. Comece a formar as pernas. Volte ao modo de edição pressionando a tecla "Tab" e, em seguida, selecione as duas faces da parte inferior do cubo.

  7. Pressione "E" para selecionar o modo de extrusão. Em seguida, arraste para baixo para criar as pernas. Clique com o mouse para completar as pernas. (Extrusão é um termo de modelagem 3D que se refere à ação de esticar um plano 2D em uma superfície 3D).

  8. Comece a fazer os braços. Selecione a face superior esquerda do cubo e siga o sétimo passo da instrução para extrusar o braço. Crie o braço direito da mesma maneira.

  9. Faça a cabeça: selecione as duas faces acima do cubo e, então, subdivida-as pressionando "W" depois "Enter". Isso dividirá uma única face em várias outras.

  10. Selecione as quatro faces centrais no topo do cubo e, em seguida, repita o passo 7 para extrusar a cabeça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...